Incêndio Patagônico - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
O que tirar?

Incêndio Patagônico

Conscientizar é o mais necessário.

Fonte:

O fogo que consumiu centenas de metros cúbicos da flora patagônica (mais de 40mil hectares), gerando uma cicatriz purulenta que nunca cicatrizará, foi fruto da mais alta ignorância. Conforme autoridades locais um israelense, após cagar, resolveu atear fogo no papel usado para limpar a sua bunda. Sim, uma verdadeira cagada.

Atear fogo no papel higiênico numa área completamente seca, cheia de capim, é de uma inteligência que no bom português chama-se burríce!

Não demorou para o chileno ligar o israelense ao judaismo e à Wall Street, fazendo o sentimento anti americano/antissemita aparecer com diversas manifestações pelo país todo, incluindo depredações de pousadas de israelenses na patagônia, protestos na embaixada, discursos inflamados dizendo “judeuzinho de merda” e outras coisas mais.

É fato que qualquer ignorante poderia ter ateado fogo, bem como se presume que não houve má-fe na ação do pobre cidadão israelense, que chegou a ser preso por alguns dias. Assim, qualquer tipo de sentimento antissemita deve ser condenado, sendo uma lástima a ocorrência das depredações e dos discursos racistas. Os protestos na embaixada por sua vez são válidos, pois o que se quer é que Israel providencie uma ajuda material, não só econômica, mas também de pessoal, como acredito que vá fazer, pois já até assinalou nesse sentido.

Após este incêndio, medidas serão tomadas. A primeira já adotada é a exigência de guias. Logo, teremos aumento nas tarifas de entrada no parque, e outras práticas que apenas importarão na diminuição do número de visitantes, bem como na elitização do turista.

No Brasil, com frequência temos incêndio em áreas naturais (inclusive em parques federais, como Itatiaia, e no PE do Pico Paraná). Incêndios não só de turistas, mas também em parte criminosos de moradores dos arredores. O que fazer?

Muito já está sendo feito. Aqui no paraná no morro do Anhangava foram feitos estoques de água em pontos diferentes da montanha, bem como uma brigada de montanhistas treinada no corpo de bombeiros para ajudar, já que normalmente são os primeiros a ter contato com o fogo.

Mas o principal é a conscientização. Quando vir um amigo jogando uma bituca de cigarro, converse, quando encontrares iniciantes alerte sobre o perigo do fogo, ensine. Vamos evitar que centenas de animais e plantas sofram por simples ignorância humana.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade