Di Donato e Zegers podem não ter aberto nova variante na Sul do Aconcagua - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Sul do Aconcagua

Di Donato e Zegers podem não ter aberto nova variante na Sul do Aconcagua

Em matéria publicada no site espanhol Desnível e reproduzida pelo AltaMontanha, o guia italiano Andrea Di Donato e o montanhista chileno Andrés Zegers afirmam ter aberto cerca de 800 metros de novo itinerário na Face Sul do Aconcagua.

Fonte: Desnivel e 7 summits

Um pouco antes do Natal de 2011, a dupla de escaladores Andrea Di Donato e Andrés Zegers escalaram a Face Sul do Aconcagua em estilo alpino pernoitando duas vezes nesta que é a maior parede vertical dos Andes, um grande feito esportivo que recebeu ainda mais mérito por conta da afirmação que a dupla adicionou à empreitada um trecho de 800 metros de novo itinerário nunca antes escalado.

Com a observação do historiador do montanhismo, Rodrigo Granzotto Perón, pudemos constatar que o trecho inédito aberto pela dupla de montanhistas é na verdade o tramo original da Rota Francesa direta, aberta na década de 1980.

A constatação se deu comparando a foto publicada no site da Desnível com a foto de todas as rotas existentes na Face Sul publicadas no site 7 summits. Se o local por onde passou Di Donato e Zegers for aquele que foi publicado no site espanhol, então a dupla realizou a primeira repetição desta rota, aberta em 1985!

Se forem corretas as informações, não há ineditismo na ascensão da dupla, o que não retira deles o mérito esportivo, tendo em vista que tal rota é de grande dificuldade técnica e muita periculosidade, onde o montanhista tem que ter um grande controle psicológico. O próprio Di Donato afirmou que esta escalada representou para ele uma batalha contra seus medos e uma luta para ampliar suas limitações na montanha.

Compare as fotos ao lado e repare nas semelhanças dos traçadas das rotas.
 
Matéria relacionada:
 
 
Fonte: Desnivel e 7 summits

Publicidade:


Publicidade

Publicidade