Joinvile tem grupo de busca e salvamento - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Trabalho voluntário

Joinvile tem grupo de busca e salvamento

No dia 12 de Janeiro de 2012 foi criado oficialmente o GVBS Joinville – GRUPO DE VOLUNTÁRIOS DE BUSCA E SALVAMENTO vinculado à Defesa Civil de Joinville. O grupo tem o objetivo de apoiar os órgãos de resposta (Policia Militar, Bombeiros dentre outros) nas operações de resgate em montanhas e áreas remotas na região de Joinville.

Fonte: Sergio de Oliveira Netto

O GVBS de Joinville terá como área de atuação prioritária a região Nordeste do Estado de Santa Catarina. O que abrange preponderantemente a Serra do Piraí e a Serra do Quiriri, nas quais estão localizadas, dentre outros, o Pico do Jurapê, Castelo dos Bugres, Morro Pelado, Morro do Tromba e Monte Crista.

O grupo seguirá os procedimentos recomendados pelo Ministério do Turismo no manual de implementação do GVBS, denominado "Turismo de aventura, viaje nessa com segurança", no qual são indicados todos os passos de como devem funcionar o GVBS.

Em Joinville o grupo foi criado com essa denominação, mas provisoriamente atuará como um grupo de voluntários vinculado a Defesa Civil Municipal por meio do NUDEC (Núcleo de Defesa Civil).

Apesar de já contar com voluntários experientes em montanhismo, escalada, radioamador e outras atividades, a equipe realizará treinamentos e capacitações em procedimentos médicos, gerenciamento de operações de busca e salvamento e outras atividades que tenham relação com os objetivos do grupo.

As reuniões são realizadas na sede do Clube de Radioamadores de Joinville (CRAJE), na Rua Saguaçú, n. 365.

Está aberta a possibilidade de adesão para novos voluntários até a data de 19 de fevereiro de 2012.

Para obter maiores informações sobre o grupo contatar o Coordenador Sérgio de Oliveira Netto através do email netto_sergio@hotmail.com, ou o vice-coordenador Jairo Dias avatardoidodepedra@gmail.com

 
 
 
Fonte: Sérgio de Oliveira Netto

Publicidade:


Publicidade

Publicidade