Expedições Sulamericanas ao Karakoram em 2008 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Existe 8 mil fora do Himalaia!

Expedições Sulamericanas ao Karakoram em 2008

A cordilheira do Karakoram, segunda mais alta do mundo e que é comumente confundida com a cordilheira do Himalaia, sendo o K2, com 8611m, sua mais alta atração. Confira a lista das expedições sulamericanas ao Karakoram na temporada 2008.

Fonte:

Muitas daquelas montanhas encontram-se no vale do Hunza, no Paquistão. O Karakoram estende-se por mais de 500 km e é a região do mundo com o maior número de geleiras fora dos pólos. As geleiras de Siachen e de Biafo são a segunda e a terceira mais longas do mundo fora das regiões polares, com 70 e 63 km de extensão, respectivamente.

Quatro das montanhas acima dos 8 mil metros estão localizados nesta cordilheira:

" K2 (8611 m - segunda maior montanha do mundo)
" Gasherbrum I (8068 m)
" Broad Peak (8047 m)
" Gasherbrum II (8035 m)

Confira abaixo a lista das expedições sulamenricanas que estarão na região na atual temporada:

GASHERBRUM I

O colombiano Fernando Gonzalez-Rubio, após culminar o Dhaulagiri e tentar o Makalu, vai agora ao Paquistão para tentar seus 8º e 9º cumes 8.000, o Gasherbrum I e o Gasherbrum II. Seu nome ainda não está em permit algum, mas ele declarou na mídia da Colômbia que irá ao Karakoram. Provavelmente se juntará à expedição colombiana.

Sob a liderança de Gonzalo Ospina (tentativas, sem cume, no Everest em 1997, no Manaslu em 1998, no Cho Oyu em 1999 e novamente no Everest em 2001), a Colômbia vai levar ao Gasherbrum I vários alpinistas com nenhuma ou pouca experiência em picos 8.000: Jonathann Pardo (tentativa no Ama Dablam 2006), Simon Gonzalez, Daniel Calderón, Anibal Piñeda, Juan Sierra, Antonio Lozada Fuentes (tentativa no Everest em 2007) e Ivan Macias.

GASHERBRUM II

O argentino Lucero Ignacio Javier tentará o Gasherbrum II como integrante de expedição canadense.

O colombiano Fernando Gonzalez-Rubio vai tentar fechar 2008 com 9 diferentes picos 8.000. Ainda não foi incluído em nenhum permit, mas deve unir forças com a expedição de Ospina.

A expedição colombiana de Gonzalo Ospina fará double-header, tentando encadear os Gasherbrum I e II, com os mesmos integrantes acima relacionados.

O chileno Rodrigo Fica Perez vai escalar o Gasherbrum II como membro da expedição espanhola de Carlos Soria, que é integrada também pelo famoso finlandês Veikka Gustafsson, buscando os três cumes que faltam para completar todos os 14 picos 8.000: Gasherbrum I, Gasherbrum II e Broad Peak (um tripple-header). Acaso tenha êxito nos três, será o 15º alpinista na história a culminar todos os cumes 8.000 (o 14º foi o equatoriano Ivan Vallejo, em maio passado).

O querido casal brasileiro Paulo Coelho e Helena Coelho, que não foi ao Everest este ano, vai em busca do Gasherbrum II, o primeiro cume 8.000 tentado por eles fora do Himalaia.

Contribuição de Rodrigo Granzotto Peron
Fotos: www.summitpost.org

:: Para saber mais sobre as diferenças entre as cordilheiras

Publicidade:


Publicidade

Publicidade