Mais novidades para a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Eventos

Mais novidades para a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo

A organização da Semana Brasileira de Montanhismo anunciou nesta semana mais duas novidades para o evento: A participação mais um destacado escalador estrangeiro e a reedição do Guia de Escalada da Floresta da Tijuca. Veja mais:

Fonte:

O experiente e destacado escalador norte-americano Jim Donini (69) confirmou sua vinda para a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, que acontece no Rio de Janeiro de 23 de abril a 1ª de maio de 2012 (leia mais abaixo sobre o evento).

Jim nasceu na Filadélfia, no leste dos EUA e começou a escalar em 1966, nos Tetons (EUA). Em 1970, Jim se mudou para Yosemite, onde conquistou diversas vias, incluindo a “Overhang Overpass” in 1974, o primeiro 8o grau nos EUA. Ao longo dos anos, Jim vem se destacando em conquistas e repetições de difíceis vias alpinas na Patagônia, Alaska, Himalaia, Karakoram, China, Peru, Venezuela e Antártica.

Seus feitos recentes na Patagônia demonstram que a idade não interfere no seu desempenho na montanha, como a repetição da Cara Norte da Poincenot (1996), o Pilar Norte do Cerro Pollone (2000) e a conquista da Avenali Avenue (2006), na Torre Avellano, Chile.

Sua atuação pelas montanhas transcende seus incríveis feitos na escalada. Jim trabalhou como guia profissional e atuou como o Presidente do Clube Alpino Americano (American Alpine Club). Por toda sua dedicação às montanhas, Jim recebeu o prestigioso “Underhill Award”, um prêmio do American Alpine Club para aqueles que realizaram feitos incríveis na montanha.

Jim Donini fará uma apresentação na SBM sobre suas quatro décadas de montanha, enfatizando as parcerias que fizeram isso possível e se diz motivado a compartilhar toda sua experiência com os Brasileiros.

“A participação de um grande atleta como o Jim Donini na SBM traz uma nova dimensão para esse grande evento. Além do seu imenso destaque em escaladas pelo mundo, Jim compartilhará conosco sua experiência na organização do esporte, trocando experiências e nos ajudando a construir o futuro do montanhismo brasileiro”, diz Delson de Queiroz, Presidente da FEMERJ e membro da comissão de organização da SBM.

Lançamento da segunda edição do Guia de Escaladas da Floresta da Tijuca

Oito anos após a primeira edição do Guia de Escaladas da Floresta da Tijuca, de autoria de Delson de Queiroz e Flavio Daflon, será lançada sua tão esperada segunda edição durante as comemorações dos 100 anos de montanhismo no Brasil, na 1ª Semana Brasileira de Montanhismo. E com uma grande adição: um grande mapa mostrando as trilhas desse importante destino turístico e da prática do montanhismo do Rio de Janeiro.

Com 320 páginas o livro inclui dicas para escalar em 29 locais, centenas de croquis detalhados, com dicas dos equipamentos necessários e a dificuldade de cada rota, mapas das trilhas de acesso e muitas fotos. São quase 340 vias de escalada. O guia traz ainda a história e a geologia do local.

Já o Mapa das Trilhas da Floresta, tem formato grande, 60 x 90 centímetros, e traz todas as principais trilhas do Parque Nacional da Tijuca, entre elas a trilha da Pedra da Gávea, do Corcovado e do Pico da Tijuca. Todo em cores, ele valoriza as informações importantes para facilitar a utilização por qualquer pessoa, mesmo aquelas que nunca utilizaram um mapa.

O lançamento será no dia 28/04, sábado, às 11:30h, durante a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, que acontece entre os dias 23 de abril a 01 de maio deste ano – maior evento de montanhismo do Brasil.

Flavio e Delson contam que foram acrescidas cerca de 100 novas vias de escalada e novos setores em relação à edição anterior e não poderia haver maior honra que lançar na SBM, um evento à altura da historia do montanhismo.

O Evento:

A 1º Semana Brasileira de Montanhismo vai comemorar os 100 anos da atividade no país, tendo como marco simbólico a conquista do pico Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos (RJ), em 1912. A ideia é reunir a comunidade de montanhistas e admiradores do esporte em geral, por meio de uma série de atividades que acontecerão no Bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro, como um congresso de montanhismo e escalada, a abertura da temporada, exposição de fotos, cinema na praça e outros importantes acontecimentos. Para saber mais acesse www.semanademontanhismo.com.br. Mais informações sobre o guia e o mapa em info@companhiadaescalada.com.br

Publicidade:


Publicidade

Publicidade