Buscas à 3 alpinistas são suspensas no G1 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
tragédia

Buscas à 3 alpinistas são suspensas no G1

Buscas aos alpinistas Gerfried Göschl (Áustria), Cedric Hählen (Suíça) e Nisar Hussain Sadpara (Paquistão) foram abandonadas hoje. Eles desapareceram durante a escalada invernal ao Gasherbrum I no Paquistão (8080m) no dia 09 de março. A montanha fica na cordilheira Karakorum é extremamente remota. É também conhecida como Hidden Peak.

Fonte: PlanetMountain.com - EverestNews.com

Os 3 alpinistas estavam tentando estabelecer uma nova rota pela face sul da montanha e na pior época possível, o inverno. Eles foram vistos no último dia 9 por um grupo de alpinistas poloneses que chegou ao cume do Gasherbrum 2. Segundo os poloneses, a expedição internacional no G1 estaria a 250 metros do cume. Ninguém mais viu os alpinistas.

O presidente do Clube Alpino do Paquistão, Coronel Manzoor Ahmed disse que um helicóptero fez uma tentativa de buscas na montanha assim que o tempo melhorou, mas não conseguiu avistar ninguém. "Não há mais esperaças de encontrá-los pois eles não poderiam sobreviver nessas condições por tanto tempo. As buscas estão encerradas" disse Ahmed.

Gerfried Göschl já tentou escalar o Hidden Peak no inverno de 2011 mas teve que desistir devido ao mau tempo.

Veja como foram as outras expedições invernais no Karakorum

Hidden Peak no Rumos

Fonte: PlanetMountain.com / EverestNews.com

Publicidade:


Publicidade

Publicidade