Niclevicz empreende ataque ao cume do Annapurna

0

Montanhista paranaense está no Nepal enfrentando a mais mortífera das montanhas de 8 mil metros.

Waldemar Niclevicz está desde segunda feira empreendendo seu ataque final ao Annapurna com a intenção de fazer cume na décima montanha mais alta do mundo, com 8091 metros.

Nas ultimas semanas, Waldemar, que tem outros sete cumes de oito mil metros no currículo (são apenas 14 no mundo), esteve junto com sua equipe, liderada pelo experiente montanhista espanhol Carlos Soria, de 72 anos, ascendendo as vertentes do Annapurna, fixando a rota e estabelecendo acampamentos. Além do trabalho, a equipe subiu e desceu diversas vezes para realizar o processo de aclimatação.

O tempo instável durante as tardes dificultaram os trabalhos da equipe, no entanto, com o trabalho dos sherpas, o caminho ficou livre para, já aclimatados, todos os montanhistas pudessem realizar uma última subida para o cimo da montanha.

Waldemar se comunicou pela ultima vez ontem, informando que já estava no acampamento 2, a 5700 metros:

Embora a tarde continue nevando um pouco, já estamos no acampamento 2, rumo às alturas mais elevadas do Annapurna.
Estamos confiantes na previsão do tempo, mas confesso que estou bastante nervoso, pois há muita neve pelo caminho e se nota claramente que o vento ainda está muito forte no cume.

A expectativa é que Waldemar faça cume na sexta feita, dia 20. Se ele logra a escalada, será o primeiro brasileiro a fazer cume no Annapurna.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário