Excesso de neve frustra primeira tentativa de cume

0

Waldemar retornou ao acampamento base. Retorno não significa desistência.

O montanhista paranaense Waldemar Niclevicz retornou ao acampamento base depois fazer uma tentativa de chegar ao cume do Annapurna, montanha com 8091 metros que é considerada como sendo a montanha de oito mil metros mais perigosa do mundo.

Waldemar está em uma equipe de montanhistas espanhóis liderada pelo experiente Carlos Soria, de 72 anos. Nas semanas passadas, eles realizaram a abertura da rota até estabelecerem o Acampamento 4, de onde será lançado o ataque final até o cimo da montanha.

Na atual tentativa, Waldemar subiu até 5500 metros, mas retornou devido às más condições, principalmente por acumulo de neve. Segundo conta Waldemar, ele e seus colegas chegaram a pegar uma avalanche devido à neve excessiva:

Infelizmente não foi nessa investida que chegamos ao cume do Annapurna, o vento ainda está muito forte mas o que mais nos preocupa é a quantidade exagerada de neve na montanha.

Por pouco não houve uma tragédia nesses últimos dias devido a avalanche, na noite de passada, nosso acampamento 3 quase que foi totalmente executado por uma avalanche(duas vezes),em nossa descida a pouco mais de três horas quando estávamos chegando ao acampamento 1 uma avalanche gigantesca nos envolveu infelizmente nada grave, apenas alguns arranhões.

Waldemar não deu mais detalhes, mas promete que irá divulgar mais fotos e um relato em breve.

Fonte: Site do Waldemar Niclevicz

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário