Escalada de competição sem um consenso na SBM

0

A última mesa redonda da Semana Brasileira de Montanhismo, realizada na Segunda Feira, dia 30, era destinada a resolver questões da escalada de competição no Brasil. A baixa participação de atletas, no entanto, não resultou num consenso sobre os problemas dos campeonatos de escalada.

 

Nos últimos anos os campeonatos de escalada estão cada vez mais raros ao ponto em que estados onde eles eram tradicionais deixaram de ter competições. É o caso de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Faltam pessoas que queiram organizar estes eventos, falta patrocínio e também atletas que queiram competir. O cenário é tão desfavorável, que três associações que promoviam campeonatos: Associação de Escalada Esportiva do Paraná (AEEP), Associação Fluminense de Escalada de Competição (AFEC) e Associação Paulista de Escalada Esportiva (APEE) ou fecharam suas portas ou ameaçam seriamente por seu fim.

O que aconteceu com as competições? Como resolver este problema? Estas perguntas não puderam ser resolvidas durante a Semana Brasileira de Montanhismo (SBM), que dedicou uma mesa redonda somente para o assunto. Mesmo realizando uma etapa do campeonato brasileiro de boulder no dia anterior, com ampla participação de atletas de todo Brasil, não havia na platéia um numero significativo de escaladores na mesa redonda que pudessem debater as problemáticas.Felipe Camargo, um dos principais atletas do Brasil, vencedor da etapa do campeonato brasileiro de boulder realizado na SBM e palestrante na mesa sobre competições, afirmou que a ausência dos atletas na mesa redonda se deu pela falta comunicação entre dirigentes e os atletas, que não ficaram sabendo da mesa redonda.

As questões sobre os problemas da escalada de competição serão levadas para as próximas etapas do campeonato brasileiro de boulder, a serem realizadas em São Bento do Sapucaí – SP e Belo Horizonte – MG. Em 2012, a empresa Adrena de Belo Horizonte está organizando o campeonato brasileiro. No entanto, em diversos estados ainda não há previsão e nem calendário para competições.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário