Japonesa de 73 anos chega ao topo do Everest e bate recorde - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Everest

Japonesa de 73 anos chega ao topo do Everest e bate recorde

Uma japonesa estabeleceu neste sábado (19) um novo recorde mundial ao subir os 8.848 metros do Everest com 73 anos de idade, uma façanha que repete após ter chegado ao topo da montanha mais alta do mundo também em 2002, quando contava 63 anos.

Fonte: UOL Notícias

Tamae Watanabe, oriunda da província de Yamanashi, no centro do Japão, empreendeu a escalada do último lance do Everest na noite desta sexta-feira (18) desde a altura de 8.300 metros e pisou seu topo nas primeiras horas deste sábado, segundo a agência japonesa "Kyodo".

A mulher partiu no mês passado desde Katmandu para efetuar a subida pela face norte, que começa no Tibete, mas teve de adiar seus planos em duas ocasiões devido ao mau tempo.

Watanabe já detinha o recorde de mulher mais velha a subir o Everest, marca que agora eleva em dez anos.

Nascida em 21 de novembro de 1938, Tamae Watanabe é a segunda japonesa a inscrever seu nome na lista de recordes relacionados ao Everest, depois que Junko Tabei se tornou, em 1975, a primeira mulher a escalar a montanha.

Outra setuagenária japonesa, Fiko Funahashi, de 72 anos, também tentou alcançar o topo do Everest nesta mesma temporada, mas abandonou seus planos no final de abril por problemas de saúde.

Apesar da façanha de Watanabe, o recorde de pessoa mais velha a alcançar o cimo do Everest segue em poder do nepalês Min Bahadur Sherchan, que fez isso com 76 anos e 340 dias.

Por outro lado, o americano Jordan Romero fez o mesmo com apenas 13 anos, em recorde alcançado em 2010.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade