Passa Quatro ganha refúgio para montanhistas - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Serra Fina

Passa Quatro ganha refúgio para montanhistas

Cidade mineira na Serra da Mantiqueira está situada entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

Fonte: Divulgação

Quem chega ao Refúgio Serra Fina tem-se a impressão de que está chegando em Shangri-lá, um paraíso na encosta das montanhas com vista privilegiada a 1.450m de altitude. Inaugurado no mês passado, a pousada esbanja sossego, natureza e hospitalidade. Projetado para atender aventureiros e turistas do mundo todo, sua localização é estratégica, em meio às trilhas e cachoeiras e a 500 metros do início da imponente Travessia da Serra Fina. É uma das poucas bases de montanha que existem no Brasil. O Refúgio disponibiliza facilidades para aqueles que praticam o montanhismo, nos moldes dos lodges internacionais com um toque bem charmoso e aconchegante, além de agradar quem quer descansar e curtir muito verde e o clima das montanhas.

 
O Refúgio Serra Fina tem como conceito o esporte interagindo com o respeito à natureza e a sustentabilidade, por isso, preserva sua mata nativa, utiliza nascente de água própria, aquecimento solar, energia fotovoltaica, madeira certificada e possui uma horta orgânica a qual fornece os  alimentos para sua cozinha. O montanhista, chef de cozinha e proprietário do Refúgio, Maurício “Anchovas”, prepara cada refeição com um carinho especial. O cardápio mescla o simples e delicioso da comida de fazenda com o requinte e a arte de um chef que transforma qualquer alimento numa refeição "dos deuses". Uma alimentação balanceada e sem culpa, pois pode-se queimar as calorias encarando uma subida em alguma das várias montanhas locais. O Tijuco Preto, Capim Amarelo e Pedra da Mina são algumas montanhas de nível intenso, para quem tem um bom preparo físico e gosto pela aventura. Já o Quartzito e Itaguaré ficam entre moderada e média. Todas acima dos 2.000 metros de altitude.
 
Quem procura um lugar apenas para fugir do stress e não quer se aventurar, encontra o deck panorâmico com vista para as montanhas da região, o redário que é um convite a uma soneca tranquila e silenciosa ou ainda pode assistir um dvd, ouvir um som ou se divertir com jogos de mesa em frente à lareira.
 
Localização:
 
A pitoresca cidade de Passa Quatro fica em Minas Gerais, próximo à divisa com o estado de São Paulo, junto ao Vale do Paraíba, a 260 km de São Paulo. O acesso é pela Rodovia Presidente Dutra, utilizando a saída do Km 34.
 
O Refúgio Serra Fina está a 10 km do centro da cidade e oferece transporte próprio para quem vai de ônibus e chega à rodoviária de Passa Quatro. Para isso, basta agendar o horário no momento da reserva.
 
Passa Quatro possui 15.000 habitantes, é agradável e histórica. Foi um importante cenário na época das batalhas entre São Paulo e Minas. Um atrativo turístico da cidade é a Maria Fumaça que faz um passeio até o túnel que divide os dois estados. O projeto Brasil Nota 10 também é outra atração que vale a pena conhecer. São miniaturas de cenários históricos, maquetes perfeitas de artesãos e artistas locais. Outra curiosidade é que em Passa Quatro já foram gravadas várias mini-séries para televisão, como "JK" e "Maria Manhã". Mais recentemente, os habitantes pararam para assistir as filmagens do filme "Gonzaga e Gonzaguinha".
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade