Daniela Teixeira inicia a aproximação ao Gasherbrum I

0

Apesar do forte calor e das noites mal dormidas, as paisagens são animadoras. Confira abaixo o relato da alpinista portuguesa do início da aproximação às montanhas do Karakoram.


Após mais uma noite com horas insuficientes para as nossas necessidades, ontem foi o primeiro dia do trekking de aproximação. Saímos de Askole em direção ao campo de Johla.

Foi um monte de horas para ganhar cerca de 100 metros em altitude. Saímos cedo, antes dos carregadores iniciarem a sua árdua tarefa. O caminho segue pelo vale do rio Biaho, extenuante terreno arenoso e pedregoso.

Os outros companheiros de expedição saíram desembestados para escapar ao intenso calor do meio-dia. Nós, inexperientes nesta região demoramos um pouco mais. Resultado, chegamos ao campo secos que nem lagartos mas com o cartão da câmara fotográfica cheio.

Hoje pela manhã, pra variar, o sol não deu tréguas. Pior, o calor do meio-dia hoje chegou pelas nove da manhã. O terreno não variou. As areias e as pedras acompanharam-nos novamente.

No entanto as penúrias foram compensadas pelas espetaculares vistas para as Catedrais do Baltoro, majestosas torres de granito que se erguem querendo tocar o céu.

A montanha de Paiju, que dá o nome a este campo, também enche os nossos olhos, mas logo por baixo desta está um “picacho” granítico esquecido que faz o Paulo sonhar com um futuro Bigwall.

Amanhã nos espera um dia de descanso ideal para finalmente colocarmos o sono em dia.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário