Fatalidades na Cordillera Blanca, 2 mortos

0

Na tarde de sábado 28 de julho, os corpos de dois alpinistas desaparecidos, de Boulder e San Diego respectivamente, foram encontradas nos Andes peruanos, acabando com um esforço de busca exaustivo. Juntos, Ben Horne e Gil Weiss tinham tentado a primeira ascensão da face sul do Palcaraju Oeste, um pico de 6.110 metros, aproximadamente 275 quilômetros a nordeste de Lima, Peru, na Cordillera Blanca. Os dois foram encontrados na base da crista sudoeste, sua rota de descida fora de uma nova linha que abriram pra escalar a face sul.

 

Weiss e Horne cessaram contato com amigos e familiares desde 11 de julho, quando começaram sua tentativa no Palcaraju. Dias de atraso depois do programado, amigos e família criaram um site para ajudar na busca e os esforços de resgate e aceitavam doações em apoio à suas famílias. Eventualmente, uma equipe de três homens encontrou os corpos de Weiss e Horne. Ted Alexander, o coordenador de resgate, calculou que a dupla sofreu uma queda de aproximadamente 300 metros.
 
Nota
 
Asa Firestone, amigo próximo de Weiss, em entrevista ao site Alpinist disse: "Gil e Ben viviam pela filosofia que o fracasso glorioso é melhor do que o sucesso medíocre. Eles sempre arriscavam alto, mas eles nunca foram imprudentes". Ben se juntou a Weiss em uma tentativa no mesmo pico em junho, mas abortaram devido a mau tempo. Embora a viagem ao Palcaraju seria a primeira viagem de Horne para a área, Weiss era bem acostumado ao ambiente instável dos Andes Peruanos. De acordo com Shay Har-Noy, um amigo próximo dos dois, Horne e Weiss eram montanhistas altamente experientes. Ambos tinham aberto novas rotas e dedicado grande parte de suas vidas ao montanhismo.
 
Oito pessoas morreram este ano até agora na Cordillera Blanca.
 
Olivia Gualda em um post na página do facebook de Gil disse: "Hoje é um dia triste. Hoje temos que dizer adeus a dois homens incríveis e queridos pra nós, Ben Horne e Gil Weiss". 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário