"Mula Robô"? - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Tecnologia

"Mula Robô"?

Cientistas norte-americanos desenvolveram um robô que é uma verdadeira "mula sem cabeça" mecânica – ele tem o formato de um cavalo que se locomove da mesma forma que o animal. Ele tem quatro patas, trota e se move nas mesmas direções em que um equino se move.

Fonte: G1

O projeto recebeu o nome de Legged Squad Support Systems (Sistema de Apoio a Equipes sobre Patas, em tradução Livre), ou LS3. Ele foi elaborado em conjunto por várias instituições de pesquisa dos Estados Unidos.

 
O uso do robô é militar. Ele é capaz de levar quase 200 kg, tem autonomia para andar 32 km e trabalha 24 horas seguidas sem parar. Serviria, portanto, como um burro de carga para os soldados.
 
A vantagem do formato de cavalo é justamente esta – ao contrário de um veículo sobre rodas, o cavalo é capaz de acessar qualquer lugar por onde um soldado possa caminhar, por mais íngreme ou acidentado que seja.
 
Outra vantagem do robô é que ele não precisa de um piloto. A máquina é programada para seguir alguém com sua visão de computador e sensores de localização, além de contar com um GPS para se orientar.


 

A mula em ação!

O velho, assustador medo que aflige os seres humanos de serem substituídos por máquinas há décadas, face às inovações tecnológicas desenfreadas, agora atinge o reino animal. Seria o começo do fim? Seria o começo do respeito aos animais já que agora teriam um descanso merecido? Gostamos de pensar que estamos entrando na segunda opção: Menos abuso animal.

 

Atualmente, no Parque do Aconcagua, carregadores ganham mais dinheiro do que os guias de montanha. Chegam a faturar centenas de dólares em um único dia de trabalho. Mas isso tem um custo grave, a saúde óssea é drasticamente afetada. O mesmo acontece na Ásia onde Sherpas carregam 50kg de cargas sem pensar na sua própria saúde, já que o trabalho de "mula humana" é a renda familiar.  Na América do Sul utiliza-se (além dos humanos é claro) mulas para o serviço, na Ásia (além dos Sherpas) Yaks.

 

Bem, saiba mais com este texto excelente de Máximo Kaush sobre animais de carga utilizados em ambiente de montanha: http://altamontanha.com/Artigo/2561/tudo-sobre-animais-de-carga-usados-em-montanhas

 

Loucura!

Publicidade:


Publicidade

Publicidade