Avalanche no Manaslu: 11 mortos e 8 desaparecidos - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Avalanches...

Avalanche no Manaslu: 11 mortos e 8 desaparecidos

Desgraça atinge Manaslu e expedição de Morgado escapa por pouco, a idéia da expedição era de chegar ao campo 3 no dia da avalanche aconteceu. Esta pode ser a maior fatalidade na montanha já registrada.

Fonte: Redação

Nas palavras de Manoel Morgado:

"Olá amigos!

Uma avalanche de proporções gigantes caiu sobre o campo 3, chegando até o campo 2, onde estamos. Aqui sentimos ela já fraca… Apenas algumas barracas ficaram destruídas, mas ninguém ficou ferido. 

Chegou a informação a nós que, no campo 3, houve muitas vítimas. Ainda não se sabe ao certo a situação…
 
Nosso plano era subir ao 3 hoje, para aclimatar. Mas devido à essa notícia, vamos descer novamente ao base. Ainda não sabemos qual será o plano depois disso.
 
Estamos todos bem. Mando notícias em breve.
 
Grande abraço!
 
Manoel"
 
Atualização em 24SET2012:
 
Ainda não se sabe ao certo o número de vítimas, que varia entre 9 e 13 mortos em dúzias de websites cujo tema de enfoque é o montanhismo e grandes notícias. Manoel Morgado deu uma entrevista ao Fantástico ontem com um breve depoimento sobre o que aconteceu, e relata que a maioria das pessoas, membros de outras expedições, querem abandonar a montanha com medo de novas avalanches.
 
A nacionalidade dos alpinistas também está muito incerta, já que ainda há quase dez desaparecidos o que pode aumentar o número de mortos drasticamente. Entretanto, se sabe que ao menos sete dos mortos eram franceses. Este número só poderá ser fechado quando os trabalhos de resgate forem concluídos, momento em que será feita uma comparação entre o registro de ingresso na escalada e quem saiu da montanha. 
 
O Manaslu é conhecido pelas avalanches arrasadoras, como a que varreu a montanha em 1972 tirando a vida de 15 pessoas, eram dez sherpas e cinco alpinistas coreanos.

Se o número de mortos ultrapassar este de 1972, será o mais mortal acidente na montanha desde que se mantém registros.
 
Todos os brasileiros que encontram-se no Manaslu passam bem e aguardam sobre decisões que variam entre socorrer feridos, auxiliar no resgate de corpos e continuar a escalada, nada é certo neste momento na montanha.
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade