Cume do Manaslu escapa das mãos de Morgado - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Não foi dessa vez

Cume do Manaslu escapa das mãos de Morgado

Esta madrugada Manoel Morgado partiu na tentativa de culminar o Pico Manaslu, oitava montanha mais alta do mundo. Infelizmente Morgado não conseguiu o feito. Ficou na cintura uma grande experiência, que também foi triste...

Fonte: Redação

Recado do Manoel pra todos que acompanharam o acidente ocorrido, a enorme avalanche:

 

"Estamos ainda todos tristes com o que aconteceu, mas não há nada a fazer com relação ao acidente a não ser desejar às famílias muita paz.
 
E temos boas novas da montanha para dividir com vcs…
 
Os deuses finalmente estão mais tranquilos e toda aquela instabilidade nas condições do Manaslu parece que acabaram. Os pequenos deslizamentos de neve que ainda estavam acontecendo cessaram, o clima está perfeito. 
 
Ontem tivemos uma grande reunião com todos que permaneceram no campo base. Russel Brice, que está com clientes, decidiu que irá subir e propôs que sua equipe de sherpas fixe as cordas até o cume. Os outros escaladores independentes (em torno de 40 pessoas), em sua maioria, irá tentar o cume no dia 30/09. Nosso grupo e outra expedição comercial irá tentar o cume no dia 01/10.
 
Assim, hoje Russel e seu grupo partiram para a escalada e irão fazer usando os 4 acampamentos avançados. Os outros 40 escaladores irão subir amanhã, usando apenas 3 acampamentos avançados e assim todos devem chegar ao cume no mesmo dia, 30/09. Nós iremos sair amanhã tb, mas usando os 4 acampamentos  e se tudo der certo, teremos cume dia primeiro.
 
Milton Marques ficará no acampamento base como manager do acampamento.
 
Estamos todos muito bem e confiantes de que tudo dará certo, qualquer que seja o resultado: cume ou desistir da escalada no caminho.
 
Agradeço mais uma vez todas as mensagens e boas energias!
 
Grande abraço a todos, envio notícias em breve.
Manoel"
 
Agora, em primeira mão, o último recado de Morgado que acabamos de receber, comunicando sua decisão de abandonar seu summit bid:
 
"Olá amigos!
 
Saímos hj de madrugada, eu e Paul, para nossa tentativa de cume. Estávamos nos sentindo bem, depois de passar um dia extra no campo 4 para descansar.
Saímos hj às 3 am. Quando cheguei à 7.500 m, percebi que estava no meu limite físico, já que pela primeira vez estou indo sem oxigênio e realmente não sabia como meu corpo iria se comportar na altitude. Achei que era mais prudente voltar. Estou agora no campo 4, esperando pelo Paul que continuou escalando.
 
Estou me sentindo bem fisicamente, embora muito cansado, e feliz por ter chegado até aqui. Foi uma grande escalada, numa montanha lindíssima e com bons companheiros. Claro, tive momentos muito difíceis: senti pela primeira vez o medo de ser levado por uma avalanche, senti demais os amigos que havia feito no campo base e que se foram no acidente. Para mim foi uma superação, tanto física como psicológica. 
 
Amanhã devo seguir para o campo base. Mandarei mais notícias de lá.
 
Muito obrigado pela torcida e por todo o apoio!
 
Grande abraço a todos!
Manoel"

 

A montanha sempre ficará por lá, não se esqueça Morgado!

Publicidade:


Publicidade

Publicidade