Livro apresenta o Arquipélago da da Ilha Bela - Aventura e Ecoturismo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Ilha Bela em SP, um paraíso próximo a uma das maiores cidades do mundo.

Livro apresenta o Arquipélago da da Ilha Bela - Aventura e Ecoturismo

Após 25 meses de documentação e exaustiva pesquisa, os documentaristas Fernanda Lupo e Márcio Bortolusso acabam de lançar o segundo volume da série Viagens Ecológicas e Culturais, primeira coleção de guias turísticos com padrão internacional sobre os pólos ecoturísticos brasileiros, uma iniciativa da Photoverde Produções com apoio das marcas Gore-tex e Windstopper.

Fonte: PhotoVerde.com.br

Considerado o mais completo e confiável livro já publicado sobre o Arquipélago de Ilhabela, o guia faz parte de uma iniciativa editorial inédita que prima pela precisão de seu conteúdo.

 
Especialistas em Aventura e Ecoturismo, os autores produziram um minucioso inventário da oferta e do potencial turístico regional, dobrando o número de atrativos e provando que Ilhabela possui uma das maiores potencialidades ecoturísticas do mundo. Durante centenas de quilômetros em árduas explorações por matas, corredeiras e montanhas, encarando ondas e vento forte em canoa ou caiaque, áreas perigosas ou trilhas de vários dias, produziram milhares de fotos, registraram espécies raras e descobriram ruínas históricas, árvores gigantes e points paradisíacos para novas atividades - abriram vias para Escalada, cânions para Canionismo, etc.
 
O preço: dengue, esgotamento físico, quedas, cortes, hematomas, insolação, queimaduras (urtigas e taturanas), ataques de abelhas e maribondos, carrapatos e a “quase” picada de duas jararacas.
 
Após cruzar centenas de documentos etno-arqueológicos, antropológicos e biológicos e cuidadosamente remedir áreas, distâncias, altitudes, tempos e a altura das cachoeiras, o casal reescreveu dados turísticos, geográficos e históricos, propostas que foram aceitas por historiadores, arqueólogos, biólogos, atletas e órgãos locais.
 
Novidades: a Ilha de São Sebastião (maior do Arquipélago e “3ª maior ilha marítima do Brasil”) “abriga uma das maiores cavernas de granito” e as “dez maiores montanhas insulares do país” (com picos de até 1.375 m), além de ser a “ilha com o maior número de cachoeiras” (“a inédita Grande do Areado é uma das maiores do país”, com mais de 200 m) e a “segunda em número de praias” (de 39 subiu para 73). Ilhabela é o “território insular com um dos maiores conjuntos de grutas submarinas” e “com o maior número de naufrágios do Brasil” (de 20 subiu para 45), com “um dos maiores índices de cetáceos” e detentora da “maior área insular de Mata Atlântica do país”. Único município-arquipélago marinho brasileiro, Important Bird Area pela BirdLife International, abriga “196 quilômetros de trilhas”, dezenas de importantes sítios arqueológicos, casario colonial com prédios tombados pelo Condephaat, vilas caiçaras, paredões rochosos, enseadas calmas, poços cristalinos, ótimas ondas e “alguns dos melhores pontos de mergulho, velejo e escalada com proteção móvel do país”.
 
Graças aos esforços da dupla, destaque também para a “abertura oficial da centenária Volta da Ilha, uma das maiores, mais lindas e duras travessias do litoral brasileiro” (67 km – 5 dias), espetacular trilha que estava proibida e mantinha trechos interditados por décadas.
 
Em breve o conteúdo estará disponível no site http://www.viagensecologicas.com.br.
 
Para comprar o livro ou acessar a versão online: http://www.photoverde.com.br.
 
Boa leitura e ótima aventura!

Publicidade:


Publicidade

Publicidade