Seis toneladas de lixo coletadas no glaciar Baltoro - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Limpeza nas montanhas!

Seis toneladas de lixo coletadas no glaciar Baltoro

A campanha “Keep Karakorum Clean 2012” (Mantenha o Karakorum Limpo 2012) foi concluída com um saldo de 6.000 kg de lixo e mais de 3.700 kg de resíduos humanos coletados no glaciar Baltoro.

Fonte: Desnivel.com

A campanha este ano se concentrou no glaciar Baltoro, fechou em setembro passado com uma quantidade de lixo coletado de 240 sacos de 25 kg cada, resultando em um total de  6.000 kg. Seis toneladas foram transferidas de Concordia para Askole para ser separado e incinerado na medida do possível.

 
Como é habitual nestas campanhas de limpeza, no ano passado, 1.100 kg foram recolhidos no G2, lixo acumulado que inclui todo tipo de material deixado por expedições de montanhismo e turismo que frequentam o Baltoro durante os meses de verão, como tanques de O², latas, barracas destruídas por tempestades, utensílios de cozinha, bujões de gás usados, pedaços de mochilas e cordas, etc. A tudo isto, acrescente mais de 3.700 kg de resíduos humanos coletados pela instalação das chamadas "eco-plataformas", banheiros químicos instalados nos campos base das montanhas e ao longo das rotas mais movimentadas de trekking.
 
Tanto a retirada de resíduos quanto a instalação de dois novos banheiros no acampamento base do Broad Peak e o caminho de Gondogoro La são parte do projeto “Seed” (em português: Desenvolvimento Sócio Econômico do Parque Nacional Karakorum Central), organizado pelo comitê EvK2Cnr. Um projeto que organizou até hoje cinco expedições de limpeza das geleiras Karakoram que, em conjunto, recolheu 40 toneladas de lixo e instalou um total de 11 banheiros na área. Além disso, treinamento foi dado a 75 carregadores de altitude, 30 deles especializados em resgate, e 200 guias de trekking formados.
 
Gestão local para o futuro
 
Para o futuro, o comitê EvK2Cnr trabalha com a idéia de que o programa deverá ser autônomo e ser transferido para gestão local. Como explica Maurizio Gallo, chefe da atividade do Paquistão EvK2Cnr, "estamos começando a trabalhar para que toda essa atividade de limpeza seja sustentável a longo prazo, a partir do Karakorum Central National Park, pensando em como poderíamos fazer para tornar esta atividade auto suficiente sem ajuda do Projeto Seed, que por agora arca com todos os custos. Temos, agora que nos empenhar muito neste sentido, pensando até mesmo em uma taxa à ser cobrada dos turistas pra financiar esta limpeza."
 
Vale lembrar que o Projeto Seed do comitê EvK2Cnr também inclui o lançamento do “Concórdia Rescue Team” (time de resgate de Concordia), uma equipe especializada em resgate com base no Concordia, realizado na última primavera. Durante todo o verão, a equipe prestou assistência a centenas de pessoas, tanto em rotas de trekking que percorrem a região quanto nas bases dos picos de 8000m+ como K2, Broad Peak e os Gasherbrums.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade