Mais um montanhista morre nos Pirineus Franceses

0

Um espanhol de 33 anos sofreu uma queda fatal quando escalava com mais dois companheiros de cordada o lado francês do Viñemal, nos Pirineos.


França (AFP) – Segundo as autoridades francesas, as investigações do falecimento do escalador apontam para um ataque cardíaco:

“O falecido teve, sem dúvida, um problema cardíaco, perdeu o equilíbrio e acabou caindo uns 400 metros de altura”, explicou à AFP um dos policiais que atendeu o acidente.

Os três companheiros de cordada eram “montanhistas espanhóis experientes e estavam bem equipados”. Eles haviam partido no sábado pela manhã para escalar o Viñemal, montanha de 3.298 metros de altitude.

“As condições do tempo eram boas, ainda que se tratasse de uma expedição “difícil, pois havia neve em muitos trechos”, complementou o policial, que pediu para não ser identificado.

O falecido estava no meio da cordada, pois seus companheiros sabiam que ele possuía problemas cardíacos, que exigiam, inclusive, acompanhamento médico.

Um trekker espanhol que viu o acidente chamou os socorristas, que envaram um helicóptero com um médico, um membro do grupamento de resgate e o policial.

A temporada tem sido trágica na região. Onze montanhistas já morreram nos Pirineos desde o início deste ano.

No último domingo, dois caminhantes sofreram uma queda mortal na região francesa dos Altos Pirineos, provavelmente arrastados por uma avalanche de neve.

Leia mais:

:: Tragédia: Quatro alpinistas franceses morrem em avalanche.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário