Primeira escalada de amputados no El Capitan vira filme

0

Os escaladores Craig DeMartino, Jarem Frye e Pete Davis se conheceram há seis anos, durante o Extremity Games, os X Games para amputados. Desde então, eles sonham em escalar o El Capitan, o maior e mais cobiçado bloco de granito do mundo, localizado no Vale do Yosemite, na Califórnia (EUA).

O filme "Gimp Monkeys" mostra a primeira escalada ao El Capitan realizada por um time de amputados.

A história deles não teria tanto destaque se eles tivessem todos os membros do corpo: Craig perdeu parte da perna direita em um acidente de escalada; Jarem teve que amputar a perna esquerda acima do joelho para se livrar de um câncer; Pete nasceu sem o braço direito.

 
No entanto, isso nunca foi problema para quem sempre sonhou em subir o El Capitan. Virou realidade em junho deste ano, quando o trio demorou cinco dias e quatro noites para vencer o "El Cap" pela rota Zodiac (5.9 C3+), de 500 metros de extensão e 16 cordadas. 
 
Para rodar o filme Gimp Monkeys – assista abaixo –  sobre essa escalada, outro trio de escaladores/diretores foi na frente pela mesma rota, mantendo uma distância de aproximadamente 60 metros, para não atrapalhar nem ajudar os escaladores retratados que vinham na sequência.   
 
Escalada significa diversão, portanto quisemos mostrar isso”, disse o diretor, Fitz Cahall. 
 
Além de mostrar que eles curtem cada lance da escalada, Gimp Monkeys é fiel à proposta de documentar a primeira ascensão ao El Cap realizada por um time inteiro de escaladores amputados. “Não queremos aumentar a conscientização, não fomos àquele paraíso para dizer algo às pessoas”, disse Craig. “Em primeiro lugar, estamos ali porque somos escaladores e amamos escalar.
 
Assista ao filme:

 

Para ler mais sobre escaladores amputados, incluindo escaladores de grandes altitudes, leia o texto do nosso colunista Parofes:

https://www.altamontanha.com/Colunas/3663/montanhistas-amputados

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário