O glaciar Aletsch “devolveu” corpos de 3 alpinistas desaparecidos há 86 anos! - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Surpresas da natureza

O glaciar Aletsch “devolveu” corpos de 3 alpinistas desaparecidos há 86 anos!

O glaciar de Aletsch, o maior da Europa, acaba de expulsar os corpos de três irmãos alpinistas que, na companhia de um guia, desapareceram há mais de 80 anos. Junto com os corpos apareceram seus objetos pessoais e equipamentos. Fontes dentro das forças armadas suíças alertam que o recuo do gelo causado pelo aquecimento global trará eventualmente muitas surpresas.

Fonte: Desnivel.com

Polícia suíça confirmou que os ossos encontrados esta semana na geleira de Aletsch por dois alpinistas britânicos são de Johann, Cletus e Fidelis Ebener, nascidos respectivamente em 1895, 1897 e 1903, e desapareceram em março de 1926.

 
Os corpos foram encontrados com restos de roupas, raquetes de neve, bastões de esqui, binóculos, um relógio de bolso, um cachimbo e um saco contendo 9 de francos da década de 1920.
 
Peritos forenses descobriram que os restos pertenciam a três pessoas com DNA quase idêntico, o que levou a pensar que eles eram irmãos e, então, lembrou-se da tragédia dos irmãos Ebner que desapareceram há mais de 80 anos atrás.
 
A história remonta à manhã de 4 de março de 1926, quando os três irmãos deixaram a sua aldeia de Kippel com seu vizinho Max Rieder, guia de montanha. A última coisa que sabemos sobre eles é que se instalaram em uma cabana. Não se sabe se eles caíram em uma greta ou uma tempestade de neve os surpreendeu, os impedindo de retornar ao abrigo. O destino de Rieder permanece um mistério.
 
Como reforça o porta-voz da polícia de Valais, Jean-Marie Bornet, "desde 1926 cerca de 300 pessoas continuam desaparecidas em áreas naturais, especialmente nas montanhas."
 
Bornet disse, porém, que o recuo das geleiras devido a mudanças climáticas podem continuar a fornecer surpresas. "Pode ser que, com freqüência crescente, novos restos de pessoas desaparecidas saiam para a superfície", disse ele.
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade