Karakoram: Primeiro oito mil da temporada

0

Os alpinistas Josef (Dodo) Kopold e Vlado Plulík conseguiram escalar ao cume do Gasherbrum II no dia 9 de junho, realizando a primeira ascensão à um oito mil nesta temporada no Karakoram.


Há apenas uma década, ir ao Karakoram era como ficar longe de todos os outros montanhistas e sinônimo de estar isolado do mundo. Este ano, as coisas estão mudadas, pois no Karakoram estão dezenas de expedições e entre elas, uma já conseguiu o primeiro oito mil da temporada.

Esta temporada no Karakoram está cheia de atividade, com dezenas de expedições tentando escalar tanto os gigantes com mais de oito mil metros como as agulhas técnicas da cordilheira, desde o K2, a montanha mais alta do Karakoram e a segunda mais alta do mundo, até as que possuem bem menos em altitude, porém das mais difíceis, como o Gasherbrum IV, que este ano cumpre seu 50º aniversário de sua primeira ascensão, por Walter Bonatti e Carlos Mauri, em agosto de 1958.

Entre todas as expedições que buscam um dos oito mil, uma já cumpriu seu objetivo: os eslovacos Josef Kopold (Dodo) e Vlado Plulík conseguiram escalar ao cume do Gasherbrum II no dia 9 de junho e no dia 14 chegaram ao cume do Gasherbrum I, ou como também é conhecida, Hidden Peak. Esta montanha foi alcançada por ambos, mais os italianos Roby Piantoni e Marco Astori em uma única ascensão, de 16 horas no total, entre subida e descida.

“Dodo” se dirigirá agora ao K2, esperando conseguir fazer a trilogia dos 8 mil. No ano passado conseguiu culminar 3 oito mil num curtíssimo prazo de quatro meses, ganhando assim um prêmio do site ExpleresWeb. Se conseguir escalar o K2, é bem possível que também consiga baixar este tempo para menos de quatro meses entre os 3 oito mil.

Fonte: ExploresWeb

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário