Homem-aranha francês escala hotel de 126 metros em Cuba - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Alain Robert

Homem-aranha francês escala hotel de 126 metros em Cuba

Alain Robert, conhecido como o "Homem-aranha" francês, desafiou mais uma vez o perigo ao escalar nesta segunda-feira, na capital cubana, a fachada do emblemático hotel Habana Libre, um dos edifícios mais altos da ilha.

Fonte: EFE

Com ligeireza, habilidade, coragem e bom humor, o escalador francês só precisou de cerca de 30 minutos para alcançar sua meta, o topo dos 27 andares do edifício, totalizando 126 metros de altura.

Vestido com roupa de ginástica preta, camiseta branca e tênis esportivos, Alain Robert, de 50 anos, de baixa estatura e cerca de 50 quilos, deslizou de uma varanda para outra desde o quarto andar, com breves pausas para desfrutar dos aplausos e gritos dos curiosos que acompanharam sua aventura.

"Tentei comprazer as pessoas que me observavam e fazer com que esse público ficasse satisfeito com a minha escalada", declarou Alain a jornalistas após um brinde com champanha pela conquista do seu objetivo, que, em sua opinião, "não foi muito complicado".

O "Homem-aranha" francês explicou ter escolhido o Habana Libre por se tratar de um "símbolo" de Cuba e por ter sido "muito visitado" pelo líder Fidel Castro, "um homem que ganhou a Revolução em 1959 e é conhecido por muitas pessoas no mundo".

Apesar de ser tachado de louco por muitas pessoas, Alain contou que o hotel cubano foi um dos menores edifícios que escalou desde que começou suas aventuras, aos 11 anos de idade.

O escalador francês lembrou que subiu as paredes de mais de 120 arranha-céus, entre eles o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes, com 828 metros de altura; o Taipei 101, em Taiwan, com 508 metros; as Petronas Twin Towers, na Malásia, com 452 metros; e o Empire State, nos Estados Unidos, com 381 metros.

Sobre seus próximos projetos em 2013, o "Homem-aranha" disse que irá escalar edifícios em Londres, Paris e Polônia, sem especificar quais.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade