Don Bowie tentará uma nova e técnica rota no Distaghil Sar - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Desafio no Karakorum

Don Bowie tentará uma nova e técnica rota no Distaghil Sar

Depois da sua participação na tentativa de resgate de Iñaki, o canadense se une aos ingleses Bruce Normand, Pete Thompson e Ben Cheek para tentar abrir a difícil aresta norte deste pico de 7.883 metros, que teve seu cume alcançado somente três vezes

Fonte:

Don Bowie, após recuperar-se do desgaste físico e psicológico que resultaram de sua participação no resgate de Iñaki no Annapurna, decidiu continuar com seus planos na expedição britânico-canadense que é liderada por Bruce Norman ao Distaghil Sar. O simples fato de dizer que 3 dos 4 membros são britânicos já permite imaginar a aresta que pretendem escalar, e o estilo no qual irão fazer.

O Distaghil Sar é o pico mais alto das montanhas do oeste do Karakorum, e seu cume foi somente alcançado em 3 ocasiões, em 1960, 1980 e 1982, as 3 por sua vertente sul, muito difícil, mas menos que a aresta que tentará este grupo. A face norte permanece inescalada. O grupo planeja realizar a ascensão en estilo alpino, e provavelmente necessitará 5 campos de altitude. Desconhecem o que vão encontrar, mas uma simples olhada nas fotos indica que vai ser uma escalada em gelo e misto muito séria e exposta.

A expedição será dirigida pelo britânico Bruce Normand, membro da equipe da marca espanhola Bestard, que já alcançou o topo do K2 junto com Don Bowie no ano passado. Junto a ele, Peter Thompson, fiel seguidor do estilo inglês, que conta com bastante escaladas de dificuldade nos Alpes e no Himalaya, inclusas as primeiras ascensões do Daltanas, Mayon Chhish, Pute Tower II, Gutum Talji, Haigutum East, Madhil Sar e Ghorhil Sar, todas elas no Paquistão. Como se pode ver, não lhes agrada os caminhos fáceis e trilhados.

Com eles vai o jovem Ben Cheek, com muita experiência em escalada escocesa, que já conseguiu o cume do Shimshal Whitehorn no Paquistão.

Redação AltaMontanha com informações de Barrabes

Publicidade:


Publicidade

Publicidade