Escalando o Cerro Plata em bate volta no carnaval

0

O montanhista de Curitiba Otaviano Montes Zibetti aproveitou os 4 dias do carnaval e escalou o Cerro Plata, montanha mais alta do Cordón Del Plata, em Mendoza, Argentina, de quase 6 mil metros.

Otaviano é bastante conhecido no meio da montanha de Curitiba, ele é resgatatista do COSMO, corpo de socorro de montanha que atua no Marumbi. Há alguns anos ele tem investido em escaladas em montanha de altitude, já tendo ido ao Chile, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. Ele já conhecia o Cordón Del Plata, pois já havia feito cume no Vallecitos, mas faltava a montanha mais alta daquela serra.

O montanhista foi à Argentina de avião, com sua esposa Caroline. O casal nem pisou em Mendoza e já foi direto à montanha. Caroline não fez cume na montanha, apenas Otaviano, que chegou ao topo na terça feira do carnaval.

Otaviano disse ao AltaMontanha que as condições de tempo estava boa, com tempo aberto, mas ventava muito. Dias antes havia nevado muito nos Andes e o caminho até o cume tinha muita neve dura. Ele não levou crampon e isso aumentou a dificuldades, já que a neve dura se tornou escorregadia. Além da neve e do vento, outra dificuldade foi a falta de aclimatação. 4 dias é pouco tempo para fazer uma montanha de 5950 metros de altitude.

Geralmente para subir uma montanha deste tamanho leva-se muitos dias até que o corpo se adapte às condições de baixa pressão e pouco oxigênio, num processo chamado de aclimatação. Cada pessoa se adapta de maneira diferente, sendo que algumas pessoas conseguem subir e descer até grandes altitudes antes que os problemas relacionados a grandes alturas afetem seu corpo.

Otaviano sentiu as dificuldades e levou 13 horas para sair do acampamento base da montanha “El Salto”, a 4200 metros e chegar ao cume a 5950. Na descida até a base, ele e Caroline pegaram um caminho errado e ainda perderam tempo precioso para retornarem à cidade. Eles chegaram tarde em Mendoza e mal tiveram tempo de comer, dormiram apenas três horas e já voltaram à Curitiba de avião.

A montanha

Localizada a apenas 50 km de Mendoza e muito próxima ao Aconcagua, o Cerro Plata é o ponto culminante do cordón Del Plata, uma serra andina com diversos cumes e montanhas.

O cordón Del Plata tem se tornado popular a cada ano, tanto por sua beleza e possibilidades de escaladas e ascensões, quanto pelo fato de ser uma alternativa para quem quer subir uma montanha de altitude e não quer pagar os preços exorbitantes do Aconcagua.

Oficialmente o Cerro Plata tem 6300 metros, porém a altitude verdadeira é de 5950.

:: Quer escalar o Cerro Plata? Vá com o melhor guia de montanha da atualidade; Maximo Kausch

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário