Oitenta anos do primeiro voo sobre o monte Everest

0

O neto do piloto escocês que fez o primeiro voo sobre o monte Everest, no Nepal, comemorou o 80º aniversário da façanha sobrevoando a maior montanha do mundo.

 

KATMANDU — O neto do piloto escocês que fez o primeiro voo sobre o monte Everest, no Nepal, comemorou o 80º aniversário da façanha sobrevoando a maior montanha do mundo.

Em 1933, o coronel escocês Douglas Douglas-Hamilton e dois colegas decolaram em dois bimotores do estado indiano de Bihar para coletar informações que ajudassem os alpinistas a enfrentar o monte, de 8.848 metros de altura.

"Foi majestoso, espetacular. Fico feliz de ter feito o voo histórico de meu avô", disse Charles Douglas-Hamilton, de 33 anos, após a viagem de mais de uma hora sobre o Everest na quarta-feira.

"Foi assombroso ver a montanha e apreciar os riscos assumidos pelos pilotos para fazer com que a ciência e a aviação avancem", completou Douglas-Hamilton.

"O objetivo do (primeiro) voo era cartografar o monte Everest para torná-lo mais acessível e, 20 anos depois, Edmund Hillary e Tenzing Norgay utilizaram estas imagens durante sua histórica escalada", recordou em um comunicado a Yeti Airlines, uma companhia privada especializada em sobrevoar o Everest.

Os dois alpinistas foram os primeiros a alcançar o topo do mundo em 1953.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário