Cientistas argentinos voltam a medir o Aconcagua

0

Segundo os resultados da última medição realizada por cientistas de diversas instituições acadêmicas do país, o Aconcagua conhecido como o Colosso de América tem uma altura de 6.960,8 metros sobre o nível médio do mar.

Um grupo integrado por cientistas de diversas instituições acadêmicas do país com colaboração exterior concluiu que o Aconcagua tem uma altura de 6.960,8 metros sobre o nível médio do mar. Segundo publica o portal Infouniversidades, este resultado foi fruto de dois anos de medições com GPS e de gravidade. Antes de concretar o estudo, o único antecedente registrado era uma investigação realizada pela Universidade de Buenos Aires de 1956

. Localizada na província de Mendoza, o Colosso de América é a montanha mais elevada do mundo fora do sistema dos Himalayas, e a segunda de maior altura relativa por trás do morro Evereste. A origem do termo “Aconcagua” é incerto, ainda que se assegura que tem diversas procedências,todas provenientes de línguas nativas que fazem referência a seu aspecto imponente.

Num ato realizado na Universidade Nacional de Cujo, o futuro diretor do Instituto Geográfico Nacional (IGN), Sergio Címbaro, explicou que depois de 56 anos era necessária uma nova medição tendo em conta os progressos atingidos pela investigação científica.

O estudo realizado na década dos 50 pela UBA tinha dado uma altura de 6.959,6. Neste sentido, o experiente aclarou que hoje em dia os dados não são comparáveis e que não se pode dizer se aumentou ou diminuiu precisamente, pelas diferentes metodologias de medição empregadas.

Por sua vez, o diretor do Programa Sigma (Sistema de Investigação Geodinámica do Morro Aconcagua), Luis Lenzaro, destacou a participação e colaboração da Universidade Nacional de Cujo, a Universidade Nacional de Rosario, o Instituto de Ciências da Terra filial Mendoza e as universidades estadounidenses de Memphis, Hawaii e Ohio.

:: Quer escalar o Aconcagua? Chegue ao cume do colosso dos Andes com Maximo Kausch.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário