Alpinista avista acampamento base e está preparado para o Everest - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Rodrigo Raniere já está chegando no campo base do Everest

Alpinista avista acampamento base e está preparado para o Everest

No 11º dia do projeto Everest 2013, o brasileiro Rodrigo Raineri chegou a Nobuche, a 4950 metros de altura, e já está próximo do acampamento base do Everest, a montanha mais alta do mundo, de onde o alpinista pretende decolar de parapente no mês de maio e se tornar a primeira pessoa a executar um voo solo do cume à base da montanha.

Fonte: 360 Graus

“Estou sentado ao lado de uma formação imensa de gelo e já enxergo o acampamento base daqui. Neste momento faz zero grau, mas a tendência é cair para quatro negativos nas próximas horas”, disse em contato feito neste dia 11, por volta das 8h30 no horário brasileiro (17h30 no Nepal).

Após parada em Sarangkot na primeira semana de abril, para treinar voos de parapente, Raineri seguiu o trekking cujo destino é o acampamento base. No caminho, encontrou-se, inclusive, com o nepalês Babo, que já executou vôo duplo de parapente saindo do cume.

“Foi um período bom de preparação e pude conversar bastante com o Babo, que em 2011 voou do topo no dia 21 de maio, um dia depois de eu ter abortado minha primeira tentativa de vôo solo por causa do vento. Ele concorda comigo que, se houver condições é mais seguro descer voando do que pela montanha. Prevejo que deve ser mesmo um voo de meia hora e, se der certo, vai ser bem bonito”, diz.

Vale lembrar que o alpinista Rodrigo Raineri – que tem postado comentários sobre o projeto Everest 2013 em sua fanpage no Facebook ( www.facebook.com/alpinistarodrigoraineri ) - concluiu o curso de piloto de parapente em 2006 e fez seu primeiro voo solo em 2007, um ano antes de atingir o cume do Everest pela primeira vez (se chegar ao ponto mais alto neste ano, ele será o primeiro brasileiro a chegar três vezes ao cume).

Depois que chegar ao acampamento base, serão 30 dias para aclimatação e montagem de acampamentos de apoio. Depois disso, outros 15 para a investida final.

60 anos da conquista do cume do Everest

29 de maio de 1953 foi o dia em que, pela primeira vez, uma expedição conseguiu alcançar o cume do Everest. A primeira ascensão ao topo foi feita por uma expedição anglo-neozelandesa e Edmund Hillary e Tenzing Norgay foram os primeiros a atingir o pico da montanha e retornar com vida.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade