Maximo Kausch parte para record de montanhas com mais de 6000m no Andes - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Solitário

Maximo Kausch parte para record de montanhas com mais de 6000m no Andes

Com um currículo de 52 montanhas com mais de 6000 metros de altitude só nos Andes, o alpinista espera quebrar o record de 60 montanhas antes do término do mês de maio.

Fonte: Redação

Sozinho, com sua moto e em estilo alpino: estas são as condições que Maximo Kausch escolheu para a próxima etapa de seu projeto. O próprio alpinista comenta: "Escolhi as condições mais cruas devido à rapidez e simplicidade. Vou escalar as próximas 8 montanhas na região de Antofagasta de la Sierra na Argentina e o inverno está logo aí". Aproximando as montanhas numa moto de 250cc, Maximo quer garantir rapidez nesta etapa. Segundo ele a rapidez traz segurança já que uma simples parada de 5 minutos no mês de maio pode trazer sérios congelamentos aos pés ou mãos.

Ao que parece, a pessoa com maior número de cumes com mais de 6000m nos Andes é o guia suíço Michel Siegenthaler, quem concluiu a escalada à 60 cumes em 2005. Em seu mega-projeto, Siegenthaler gastou aproximadamente meio milhão de reais (230 mil francos suíços) para concluir 60 cumes. O suíço contava com a ajuda de carregadores e muitos guias locais. Já no caso de Maximo é bem diferente: seus gastos em 52 montanhas não chegam a 10 mil reais.

Para financiar suas escaladas, Maximo trabalha como guia de expedições comerciais no Himalaia e nos Andes através de seu site GentedeMontanha.com.

O Record

Segundo Maximo a "cereja do bolo" virá no final de maio com as escaladas aos remotos Nevado Condor (6401m) e ao Sierra Nevada (6137m).

Maximo diz que o record será somente mais um passo para seu extenso projeto já que sua intenção não é a de escalar 60 montanhas, mas sim todos os 110 cumes com mais de 6000m nos Andes. O ambicioso projeto não foi sequer tentado por qualquer outro alpinista.

Ajudando os próximos

Kausch faz questão de divulgar as rotas e pontos de GPS aos que quiserem visitar estas montanhas no futuro. No Wikiloc.com ele já disponibilizou pelo menos 50 rotas. Sua filosofia é a de divulgar o esporte para que mais montanhistas se atrevam a projetos audaciosos nos Andes. Maximo trabalha há 10 anos marcando trilhas e pontos de GPS para ajudar outros montanhistas. Hoje em dia ele conta com uma extensa coleção de marcações importantes que incluem fontes de água, construções, ruínas, locais de acampamento, cumes e até mesmo minas terrestres.

Mapeamento

Segundo Maximo, uma das maiores dificuldades em todo o seu projeto de escalar montanhas com mais de 6000 metros de altitude, foi descobrir quais são as montanhas com mais de 6000 metros e qual a altitude correta delas. Para isso ele mesmo estudou e realizou uma extensa pesquisa usando dados satelitais das missões SRTM (Shuttle Radar Topographic Mission) de 2000 e da ASTER (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer) de 1999.

Através do estudo que durou 3 meses, Maximo estabeleceu uma lista de 110 montanhas com mais de 6000 metros de altitude. Para definir o que é exatamente uma montanha ele se baseou no critério da UIAA que define uma montanha como qualquer acidente geográfico que se eleva 300 metros ou mais de um colo.

Leia mais notícias sobre o projeto:

Maximo Kausch escala 30 montanhas de 6000 em 2 meses
Maximo Kausch escala 10 montanhas de 6000 metros sozinho
Maximo Kausch faz achado arqueológico a mais de 6000m nos Andes
Maximo Kausch enfrenta campo minado e escala mais 4 montanhas de 6000m
Maximo Kausch escala mais 7 montanhas de 6000m+ em 5 dias

Publicidade:


Publicidade

Publicidade