Brasileiro também teve problemas com tormenta nos EUA

0

O brasileiro José Virgilio Braghetto estava em uma montanha ao lado do Mount Rainier e, assim como o montanhista que perdeu a vida salvando a de sua esposa e um amigo, também sofreu com a tormenta que teve na região.


Utilizando isolantes térmicos e alguns bastões de caminhada, os dois guias da Alpine Ascents tentaram realizar um resgate do brasileiro José Virgilio Braghetto, que teve problemas no joelho, após um acidente na montanha. À poucos quilômetros de distância, o alpinista Eduard Burceag perdia a vida para salvar a esposa e um amigo, durante uma noite de tormenta na região das North Cascades nos EUA.

Braghetto estava numa montanha muito próxima a que ocorreu a morte do alpinista, o Mt. Shuksan.

Confira abaixo o relato do brasileiro:

“Eu acabei de chegar ao Brasil esta noite (15/06/08) vindo das North Cascades nos EUA onde ficam os Mt. Rainier, Mt. Baker, Mt. Shukan e outras montanhas fantásticas.

Fiquei muito chocado com a morte do alpinista Eduard Burceag que salvou a esposa e o amigo no Rainier, principalmente porque eu estava logo ao lado no Mt. Shuksan durante a tempestade e também enfrentamos condições muito ruins naquela noite.

No dia seguinte passamos por um quadro de hipotermia moderada. Eu mesmo sofri dois acidentes na montanha, depois de ter caído dentro de uma fenda perto do high camp e machucado o meu joelho, estirando os meus ligamentos e lesionando o menisco.

Durante uma tentativa de resgate pela minha própria equipe em um trenó improvisado, fomos pegos por uma avalanche, mas tivemos sorte e todos os três (eu e dois guias) sobrevivemos.

Estou muito feliz de estar agora em casa no Brasil e contando esta história.

Mais uma vez não podemos esquecer que todas as montanhas devem ser respeitadas e condições extremas e de risco a vida podem surgir sem aviso prévio. A cautela e uma atitude conservadora em relação a segurança deve estar entre as premissas básicas de qualquer montanhista.

Felizmente a montanha foi mais generosa conosco do que com o nosso colega Eduard Burceag e gostaria de deixar aqui a nossa homenagem a sua coragem e determinação em salva a vida de duas pessoas.”

Leia mais:

:: Alpinista morre após salvar esposa e amigo

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário