Daniela Teixeira: Acidente e espera pelo tempo bom - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Gasherbrum II

Daniela Teixeira: Acidente e espera pelo tempo bom

A alpinista portuguesa Daniela Teixeira ainda está no acampamento base do Gasherbrum II, pois o tempo até agora não cooperou para que fosse possível montar o acampamento 1. Na última quarta um acidente ocorreu com uma equipe de franceses.

Fonte:

Com a chegada de mais algumas expedições, o Campo Base do Gasherbrum II fica bem mais colorido. Agora já somos cerca de nove ou dez expedições.

A meteorologia ainda não é favorável. A noite de ontem nevou muito, cerca de 30 cm de neve, cobrindo de branco todas as barracas do Campo Base. Incrivelmente, pela tarde, o calor foi tanto que em cerca de 3 horas o aspecto rochoso da morena ficou novamente característico.

Acidente

Na última quarta feira, dia 18 de junho, dois franceses que se encontravam aclimatando no Campo 2 do Gasherbrum I, cerca dos 6400 metros, caíram numa profunda greta, de mais ou menos 40 metros de profundidade. Eles não estavam encordados.

Algumas pessoas tentam organizar um resgate, mas como a temporada esta começando por aqui, ninguém está aclimatado para chegar naquela altitude. Outro problema é o tempo ruim que esta assolando a região, tornando as buscas bem mais complicadas.

Até ontem ainda não tínhamos nenhuma informação dos montanhistas e há pouca esperança de encontrar o alpinista francês com vida. Ainda assim, existe uma última possibilidade de se tentar chegar ao local, caso a meteorologia o permita.

Para os próximos dias, a previsão meteorológica não é animadora. A dupla de portugueses devem permanecer pelo menos por mais um dia no Acampamento Base, e subir até o Campo 1 somente amanhã, se o tempo permitir.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade