A escalada esportiva fica de fora das Olimpíadas

0

A escalada infelizmente perdeu pra lutas, beisebol e squash na sua tentativa de ser “admitida” como esporte olímpico para as olimpíadas de 2020, em uma reunião do Comitê Olímpico Internacional em São Petersburgo na Rússia.

O comitê recebeu uma lista de propostas de oito esportes e, após análise, compilou uma seleção de três finalistas que infelizmente não tem a escalada incluída. Mesmo após um esforço dedicado da Federação Internacional de Escalada Esportiva.

 
É um final triste para uma campanha que, na Inglaterra, tem atraído o apoio de nomes como Kelly Holmes (ela mesma uma escaladora ocasional), juntamente com Chris Bonington, e tudo isso com o suporte do Conselho Britânico de Montanhismo (BMC), convidando a mídia nacional e escaladores britânicos em campanha a favor da inclusão da escalada esportiva.
 
BMC olhando pelo lado positivo
 
Adie, diretamente do escritório da BMC, comentou que "A BMC está incrivelmente desapontada com a notícia de que a escalada esportiva não foi selecionada para a lista final de três modalidades para as olimpíadas de 2020…Sentimos que, apesar desse resultado, o esporte como um todo se beneficiou da grande exposição na mídia, especialmente os que tiveram exposição como o time da Grã-Bretanha, e o futuro definitivamente pode ser mais vantajoso para a Inglaterra e para competições internacionais de escalada esportiva."
 
Certamente não é o fim da estrada para a aposta da escalada esportiva em relação aos jogos olímpicos, haverá outra olimpíada em 2024, quando a escalada pode novamente ser considerada para inclusão e a experiência pela qual passaram este ano, pode ajudar com certeza na aposta para a próxima.
 
Enquanto isso, a rejeição pode ter uma influência sutil sobre a forma como se desenvolve a escalada como esporte no Reino Unido. De acordo com um contato que esteve fortemente envolvido em um esporte olímpico de peso, a demanda de organizar uma atividade olímpica é muito significativa e como a escalada foi selecionada para a decisão final, a forma como o esporte foi organizado e executado quase que certamente mudou com forte ênfase como as competições envolvendo escalada sõ vistas hoje, tornando provável sua aceitação em um futuro próximo.
 
Que assim seja!
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário