João Garcia parte amanhã ao Broad Peak

0

O alpinista português João Garcia parte terça-feira para o Paquistão para tentar alcançar no final de Julho o cume do Broad Peak (8.047 metros), a sua 11ª montanha com mais de oito mil metros.


Apenas 15 dias após ter retornado a Portugal, o alpinista João Garcia parte amanhã, dia 24 de Junho, para o Paquistão, integrando uma expedição internacional que tentará a ascensão do Broad Peak (8047m).

Apesar do curto espaço de tempo para descanso, João Garcia vê pontos positivos, pois além de já encontrar-se aclimatado, pretende também evitar os efeitos mais prolongados da pós Monção, que costuma dificultar as ascensões na época do Outono.

A escalada do Broad Peak, ao qual está integrado num grupo de 12 pessoas, estava prevista apenas para o final do ano, mas foi antecipada.

“O Broad Peak não é uma das montanhas mais difíceis de subir”, disse o alpinista, explicando que não se atreveria a “sair do Makalu para um K2 (8.611 metros)”, que complementou que “seiscentos metros de diferença faz uma diferença abismal na escalada de alta montanha”.

João Garcia pretende alcançar o topo das 14 montanhas com mais de 8.000 metros sem auxílio de oxigênio até 2010, faltando ainda, além do Brad Peak, o Manaslu (8.163 metros) e o Nanga Parbat (8.125 metros), ambas com previsão de escalada para o próximo ano, e, por fim, o Annapurna (8.091 metros), uma das montanhas mais difíceis do mundo, para 2010.

Apenas sete pessoas conseguiram escalar as 14 montanhas sem o uso de oxigênio artificial, até hoje.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário