Morre no Paquistão Jean-Noel Urban, esquiador extremo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Acidente durante descida

Morre no Paquistão Jean-Noel Urban, esquiador extremo

Jean-Noel Urban, um alpinista de origem francesa especialista em esqui extremo, morreu aos 49 anos na última quarta-feira no Paquistão, conforme noticiado na sexta-feira no jornal francês La Provence. Ele descia o Gasherbrum 1, um pico de 8.068 metros, disse o seu companheiro de cordada.

Fonte:

Os dois alpinistas, originários de Serre-Chevalier (Hautes-Alpes), desciam em direção ao acampamento base do Gasherbrum 1, quando Jean-Noel Urban teve uma queda a cerca de 6.450 metros de altitude. Seu corpo não foi encontrado. As buscas foram frustradas no dia seguinte, e a profundidade das crevasses e a nevasca posterior levaram a abandonar quaisquer novas tentativas de encontrá-lo.

Urban foi por longo tempo instrutor da prestigiada escola de esqui, Ecoles du Ski Français du Serre Chevalier 1400. Iniciou suas atividades de montanhista especialista esquiador extremo há mais de 20 anos. Em 1995, Urban fez a primeira descida de esqui de toda a face norte do Monte McKinley, no Alasca e ao longo dos anos esquiou muitas montanhas com inclinações de 50 e 60 graus em várias cadeias de montanhas ao redor do mundo.

Urban e seu parceiro regular de escalada, Nicolas Brun, foram ao Gasherbum 1 para tentar uma subida / descida de esqui do corredor japonês sobre a face Noroeste, e tinham previsto dar prosseguimento a uma subida e descida de esqui do Nanga Parbat.

Residente nos últimos trinta anos nos Hautes-Alpes, Jean-Noel Urban, nascido em Marselha, tinha escalado e descido com esquis três picos de mais de 8.000 metros: Cho Oyu, Gasherbrum 2 e o Everest.

Saiba mais sobre Jean-Noel Urban: http://www.expeditions-urban.com/english/home_uk.html

Redação AltaMontanha com informações de La Provence

Publicidade:


Publicidade

Publicidade