[ATUALIZADO] Instrutor de escalada sofre acidente em Pedra Bela (SP) - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Acidente

[ATUALIZADO] Instrutor de escalada sofre acidente em Pedra Bela (SP)

Instrutor de escalada sofre queda e é resgatado durante curso básico de escalada em Pedra Bela, 120 km de São Paulo.

Fonte: GAM e Hang On

Aualizado 09/07/13 - 20:42

O instrutor de escalada Paulo Machado, que trabalha para a agência de montanhismo GAM (Guias de Alta Montanha), sofreu uma queda durante um curso de escalada realizado em Pedra Bela, tradicional campo escola deste esporte no interior de São Paulo.

De acordo com o site da empresa, o acidente ocorreu no sábado, dia 6 de Julho.  Paulo sofreu escoriações e levou 7 pontos na cabeça, mas passa bem.

De acordo com informações que foram divulgadas na lista Hang On, o instrutor caiu durante um procedimento de descida, onde a corda haveria chegado ao fim, não havia nós na ponta e desta forma ela passou direto pelo freio. Paulo ficou preso de cabeça para baixo em um platô perto do chão e teve que ser resgatado pelo SAMU e voluntários. De acordo com esta fonte, ele não usava capacete no momento do acidente.

Em carta aberta publicada pelo GAM, o diretor técnico da empresa Tony Macedo, afirma que foi o primeiro acidente ocorrido com o grupo. Macedo afirmou que o GAM é diferente de outras empresas, e por isso não iria fazer com que um fato como este fosse “varrido por debaixo do tapete”.  O diretor também afirma que erros são passíveis de ocorrer e que o instrutor Paulo Machado tinha mais de três anos de experiência com escalada.
 

ATUALIZAÇÃO - 11/07/13: 12:05

Contrariando as fontes do AltaMontanha.com, o diretor técnico do GAM, Tony Macedo, em entrevista ao Blog de Escalada, afirma que Paulo Machado, o instrutor envolvido no acidente em Pedra Bela, usava capacete no momento de sua queda.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade