Novo banco de relatos de acidentes da CBME

0

A Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada acaba de reformular seu sistema de relatos de acidentes on line.

Com a reformulação, o sistema de relatos de acidentes passou a ser um banco de relatos em tempo real. Os relatos estarão disponíveis para consulta no site assim que forem aprovados pela equipe de revisão. Os relatórios periódicos em PDF continuarão a ser produzidos, com a próxima edição prevista para Dezembro de 2013.

O novo sistema está agora aberto para inclusões de novos relatos, que é feita de forma completamente anônima.

A CBME optou por omitir a identificação dos escaladores envolvidos na apresentação dos relatos, numa tentativa de focar na real utilidade do relato, que é a análise do acontecimento em si, pouco importando com quem aconteceu. Com isso, a entidade espera evitar que pessoas se sintam inibidas em fazer um relato.

Vale lembrar que são aceitos relatos atuais ou antigos que não tenham sido reportados nos dois relatórios disponíveis em PDF no site da CBME. E também que são aceitos tanto acidentes quanto incidentes/quase acidentes.

E por último, embora seja preferível que relatos sejam fornecidos por pessoas envolvidas diretamente, aceitamos também relatos fornecidos por testemunhas,
contatos de testemunhas ou mesmo com dados oriundos de notícias da mídia, listas de discussão, etc.

O endereço para acesso direto é:
http://www.cbme.org.br/relato

O sistema ainda é novo e a CBME está aberta a incorporar sugestões e modificar o formulário se for o caso.
 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário