Expedição iraniana abre nova rota no Broad Peak - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Ainda há espaço para inovar!

Expedição iraniana abre nova rota no Broad Peak

Adian Buzurgi, Kewan Poya e Mujtaba Jarahi chegaram ao cume do Broad Peak (8.051 m), após traçar uma nova rota pela face sudoeste da montanha e passar uma noite em um bivaque improvisado a 8.000 metros de altitude. Eles estão agora em plena descida.

Fonte: Desnivel.com

Uma expedição iraniana conseguiu cume no Broad Peak de 8.051 metros, ontem dia 16 de julho, através de uma nova rota que estabelerecam na face sudoeste da montanha, de acordo com o site Kooh News. De acordo com informações preliminares, os escaladores Adian Buzurgi, Kewan Poya e Mujtaba Jarahi bivacaram na noite anterior ao dia de cume a cerca de 8.000 metros de altitude, e atacaram os 50 metros finais que os separava do topo com as primeiras luzes do dia 16.
 
Ainda há pouca informação oficial sobre a nova rota e, na verdade, os três alpinistas não chegaram com segurança ainda no acampamento base. De qualquer forma, sabe-se que os iranianos começaram a trabalhar nesta rota em 2009. Durante o verão trabalharam no estabelecimento dos acampamentos altos a 5.400 metros e a 6.200 metros, na face sul do Broad Peak. A cerca de 6.800 metros a rota encontrava com a rota normal da montanha e desta vez os alpinistas abortaram sua tentativa no Campo 3 (cerca de 7.000 m).
 
Desta vez, uma vez no Campo 3 da rota normal, a nova linha foi direcionada para a direita para abrir a nova rota até o cume que seguiu entre a referida rota normal e o caminho aberto pelos cazaques Denis Urubko e Sergei Samoilov, Também na face sudoeste, em 2005.
 
Que a descida seja em segurança dos Iranianos!
 
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade