Frente fria pode trazer neve nas montanhas do Sul do Brasil

0

Forte fria que se aproxima do Sul do Brasil poderá trazer neve nas montanhas mais altas de SC e do PR.

Uma grande massa de ar polar se aproxima do Sul do Brasil. A temperatura no Estado de Santa Catarina segue baixa, mas a intensa massa de ar polar vai atrasar um pouco e só deve chegar ao estado à noite. Em função desse atraso, a condição de neve fica para segunda-feira (22).

De acordo com o site Mountain Weather Forecast, há previsão de 1 cm de neve para segunda de manhã para o Morro da Igreja em Urubici. Na maior montanha do Estado, o Morro da Boa Vista, há previsão de nevasca para o período de manhã e a tarde.

A mesma frente fria deverá chegar com força no Paraná pela noite. No Pico Paraná, maior montanha do estado e o sul do país, de acordo com o mesmo site, há previsão de 10 cm de neve para a noite.

Há uma grande expectativa de neve para a cidade de Curitiba, onde nevou pela ultima vez no dia 17 de julho de 1975.

Geada em todas as regiões

De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, os dias mais frios da próxima semana serão nas madrugadas de terça (23) e quarta-feira (24), com formação de geada em todas as regiões de Santa Catarina.

Há previsão de temperatura negativa nas áreas altas do estado, variando de -10°C a -8°C especialmente em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. No Litoral, as menores temperaturas podem variar entre 0°C a 3°C. No Vale do Itajaí, as máximas não devem atingir os 10°C.

Martins afirma ainda que há chance de recordes de temperaturas mínimas, que devem ser igualadas ou até mesmo superadas para o mês de julho. "Esta situação é excepcional e histórica, podendo ser comparada a última forte massa de ar polar em Santa Catarina no ano de 2000", diz.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário