Frente fria pode trazer neve nas montanhas do Sul do Brasil - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Possível evento histórico

Frente fria pode trazer neve nas montanhas do Sul do Brasil

Forte fria que se aproxima do Sul do Brasil poderá trazer neve nas montanhas mais altas de SC e do PR.

Fonte: G1, Mountain Weather Forescast

Uma grande massa de ar polar se aproxima do Sul do Brasil. A temperatura no Estado de Santa Catarina segue baixa, mas a intensa massa de ar polar vai atrasar um pouco e só deve chegar ao estado à noite. Em função desse atraso, a condição de neve fica para segunda-feira (22).

De acordo com o site Mountain Weather Forecast, há previsão de 1 cm de neve para segunda de manhã para o Morro da Igreja em Urubici. Na maior montanha do Estado, o Morro da Boa Vista, há previsão de nevasca para o período de manhã e a tarde.

A mesma frente fria deverá chegar com força no Paraná pela noite. No Pico Paraná, maior montanha do estado e o sul do país, de acordo com o mesmo site, há previsão de 10 cm de neve para a noite.

Há uma grande expectativa de neve para a cidade de Curitiba, onde nevou pela ultima vez no dia 17 de julho de 1975.

Geada em todas as regiões

De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, os dias mais frios da próxima semana serão nas madrugadas de terça (23) e quarta-feira (24), com formação de geada em todas as regiões de Santa Catarina.

Há previsão de temperatura negativa nas áreas altas do estado, variando de -10°C a -8°C especialmente em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. No Litoral, as menores temperaturas podem variar entre 0°C a 3°C. No Vale do Itajaí, as máximas não devem atingir os 10°C.

Martins afirma ainda que há chance de recordes de temperaturas mínimas, que devem ser igualadas ou até mesmo superadas para o mês de julho. "Esta situação é excepcional e histórica, podendo ser comparada a última forte massa de ar polar em Santa Catarina no ano de 2000", diz.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade