Rolou a 1ª Expedição Oficial dos Caminhos da Serra do Mar - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
No Rio de Janeiro

Rolou a 1ª Expedição Oficial dos Caminhos da Serra do Mar

Entre os últimos dias 12 e 14 deste mês, a equipe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, localizado em Teresópolis (RJ), juntamente com montanhistas e outros colaboradores, realizou a 1ª Expedição Oficial dos Caminhos da Serra do Mar.

Fonte: ICMBio

Os Caminhos da Serra do Mar é o nome de um projeto de criação de uma trilha de longa duração, em consonância com o Projeto Travessias do ICMBio Sede, que percorrerá diversos municípios e cortará algumas das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. Entre os ambientes visitados durante todo o percurso têm destaque os diversos ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica, como mata de encosta, campos de altitude, além de paredões rochosos, picos, poços e cachoeiras.
 
O principal objetivo de criação desta trilha é o de favorecer a conservação ambiental na Serra do Mar, integrando diversas unidades do mosaico e conferindo ao uso público ordenado dos espaços protegidos uma estratégia de conservação. Além disso, os Caminhos da Serra do Mar serão espaços para a prática de montanhismo,caminhadas, contemplação, ecreação e lazer Os Caminhos da Serra do Mar serão desenvolvidos em núcleos, considerando as UCs envolvidas e a capacidade técnica de implementação.
 
O primeiro núcleo será o Parna Serra dos Órgãos, seguido pelo Núcleo Três Picos. O objetivo é o levantamento e a abertura de um núcleo por ano, sendo do primeiro núcleo prevista para maio de 2013.A expedição, que contou com a participação de 19 pessoas, teve como principal objetivo o levantamento de informações para a confecção de um guia e sobre a necessidade de intervenções como manejo, sinalização, implantação de facilitadores, dentre outras. Durante os três dias, a equipe percorreu cerca de 36 km em trilhas no interior do Parna e na sua zona de amortecimento realizando além do levantamento, a identificação de pontos de apoio nas comunidades, como meios de hospedagem, alimentação, transporte e outros serviços úteis aos caminhantes.
 
Ao todo o caminho, no núcleo desse parque, terá 68 km e poderá ser percorrido em até seis dias. Em seus trechos, o Caminho do Ouro, a Travessia CobiçadoVentania, a Trilha Uricanal, e na Travessia PetrópolisTeresópolis o caminhante poderá contar com sinalização adequada, descrição das trilhas e comprovará sua caminhada com um carimbo em seu “passaporte”.
 
A ideia é que esta seja uma trilha de longo percurso, em que tenhamos maior proteção da unidade de conservação. Hoje algumas dessas trilhas são usadas por caçadores e extratores de palmito, e com apoio dos caminhantes poderemos mudar essa realidade. Durante a expedição mapeamos diversos problemas que devem ser sanados com ações de proteção e de educação ambiental e com maior presença da equipe da UC nesses trechos, uma das prioridades desta gestão”, destacou Leandro Goulart, chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade