700 pessoas removidas em Saint-Gervais por causa do glaciar Tête Rousse - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Ao que parece, foi um alarme falso.

700 pessoas removidas em Saint-Gervais por causa do glaciar Tête Rousse

Na noite de domingo para segunda-feira, o sistema de monitoramento de alarme da geleira e da bolsa de água abaixo do glaciar soou.

Fonte: http://mobile.francetvinfo.fr/

Era 2:00 da manhã quando o alarme soou. Cerca de 700 moradores de cidades vizinhas do glaciar de Tête Rousse no Mont-Blanc (Haute Savoie), tiveram de ser evacuadas na noite de domingo dia 28 a segunda-feira, 29 de julho. O sistema de alerta é acionado na geleira, obrigando os moradores e turistas das comunidades de Saint-Gervais, Sallanches, Passy e Domancy a deixar suas casas.
 
No entanto, todos foram capazes de voltar para a cama às 04:30h, após o reconhecimento da geleira pelo Pelotão de Polícia de Montanha (PGHM) de  Chamonix. O bolsão de água da geleira não se moveu durante a noite, e o alarme pode ter sido provocado pelas tempestades, de acordo com o prefeito de Saint-Gervais, Jean-Marc Peillex.
 
O glaciar Tete Rousse está a 2.950 metros de altitude, e é monitorado a todo momento. Um bolsão de água foi descoberto sob uma espessa camada de gelo no glaciar. Em caso de rompimento dele, o que é temido, a água pode lavar as aldeias vizinhas.
 
Reportagem Tiphaine de Tricornot Fivet e Philippe, Saint-Gervais. 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade