Mont Blanc engole mais duas vítimas, mulheres desta vez - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Mais tragédia no mesmo local do maciço

Mont Blanc engole mais duas vítimas, mulheres desta vez

Duas mulheres italianas morreram e seu guia ficou seriamente ferido no dia 13 de agosto, quando um serac se soltou causando uma enorme avalanche que varreu a base do Mont Blanc du Tacul, cume secundário do maciço do topo dos Alpes.

Fonte: climbing.com/news

O acidente aconteceu perto do início da uma rota muito utilizada do Mont Blanc. Depois de deixar o refúgio de Cosmiques, os alpinistas atravessaram a base inclinada do Mont Blanc du Tacul que é constantemente ameaçada com queda de seracs, antes de continuarem para o Mont Maudit e depois para o cume do Mont Blanc. Em fotos tiradas mais tarde o rastro de detritos da avalanche podia ser visto de grande distância.
 
Em 2008, uma avalanche similar no Mont Blanc du Tacul matou oito alpinistas e feriu diversos mais. Em 2012, a tragédia se repetiu bem ao lado, nas encostas do Mont Maudit, matando nove alpinistas, incluindo o veterano guia inglês Roger Payne. 
 
A rota dos três cumes (Tacul, Maudit, Mont Blanc) continua sendo muito popular apesar dos altos riscos de avalanche, e seu perigo se dá em parte porque a escalada em si já começa acima dos 3500 metros próximo a Agulha de Midi, o que populariza muito a rota que muitos julgam ser fácil.
 
Nenhum outro alpinista foi encontrado ou dado como desaparecido, então as buscas cessaram no dia 14.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade