Baltoro Express: Cumes em dobro no Karakorum

0

Dodo Kopold conseguiu o primeiro dobro da temporada no Karakorum, com os Gasherbrum I e II. Agora se dirige ao K2 e ao Broad Peak. Os italianos Daniele Nardo e Mario Panzeri alcançaram o cume do Nanga Parbat.


A temporada está em pleno andamento no Karakorum, com cumes conseguidos bem no início. Ainda estão chegando as expedições e na semana anterior já foram alcançados os primeiros cumes.

Destaque para os eslovacos Dodo Kopold e Vlado Plulik, que mais uma vez demonstram a força desta dupla. Logo no início da temporada, Dodo já conseguiu dois cumes. Foram os primeiros a alcançar um oito mil paquistanês nesta temporada, e apennas 15 dias depois de chegar ao campo base, Dodo já tinha conquistado o cume do GI e do GII, após sua ascensão alpina ao GII pelo pilar francês.

Agora dirigem seus passos ao K2, com a intenção de conseguir uma tríplice oitomilísta. Para se ter uma idéia, batizaram a sua expedição de “Baltoro Express”, e pensam em conseguir 4 oito mil: GI, GII, K2 e Broad Peak. Até o momento, em 2 semanas já concluiram dois, e não deverá ser tão complicado para os experientes montanhistas conseguir os outros dois.

Os italianos Roby Piantoni e Marco Astori também chegaram ao cume do GI. Neste pico só foi lamentável o acidente que custou a vida do alpinista e esquiador extremo francês Jean-Noel Urban, no dia 18 de junho. Ao que parece, caiu dentro de uma profunda greta ao deixar o campo 2 com a intenção de descer ao campo base. A busca realizada foi infrutífera, e o mal tempo impediu que fossem continuados os trabalhos de resgate do corpo.

Redação AltaMontanha com informações de Barrabes

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário