Certificações de freios de escalada - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Como saber se um freio é ou não certificado?

Certificações de freios de escalada

Todos que praticam escalada e tiveram um mínimo de instrução sabem: só utilize equipamentos certificados! OK, mas você já verificou em seu freio se ele tem algum certificado? Aproveite este momento e vá verificar, provavelmente não encontrarão, isto porque até pouco tempo atrás esta certificação simplesmente não existia!

Fonte: Rafael Wojcik

Os fabricantes informavam apenas a resistência estática dos freios tipo 8 e outros freios como o ATC ou GRIGRI por exemplo sequer vinham com esta informação.
 
A UIAA publicou em 2010 a norma UIAA 129 – Braking Devices. A criação desta norma foi amplamente discutida com os fabricantes e várias alterações foram feitas, pois inúmeras são as variáveis de uso quando se está assegurando um escalador ou simplesmente rapelando. Porém como todo equipamento comercializado no mercado europeu deve apresentar a certificação CE e para isto deve cumprir com os requisitos de uma Norma Européia (EN) que no caso destes dispositivos ainda está em desenvolvimento desde 2011, trata-se da EN 15151-1&2:2012. 
 
O fato é que mesmo com a norma UIAA 129 já em vigor não necessariamente você encontrará o selo UIAA no produto, uma vez que a UIAA apenas RECOMENDA que estes sejam marcados de forma indelével além de apresentar o selo impresso no manual do produto.
Então como saber se o produto já está certificado ou não?
 
Você pode acessar a página da UIAA na seção “Certified Equipment and Recalls” (http://www.theuiaa.org/certified_equipment.php), lá na opção “Valid UIAA Label” selecione em “Equipment” a opção Braking Device e então será exibido todas as marcas que já apresentam seus produtos certificados.
 
Vale informar que os equipamentos que não estão nesta lista não são menos seguros, porém os fabricantes que optaram em certificar seus dispositivos conforme esta norma já deram um passo à frente para preencher esta lacuna que existia no tocante a certificação de asseguradores / descensores.
 
Mas afinal de contas, quanto resiste meu freio? A norma estabelece requisitos MÍNIMOS de resistência, são eles: 
 
Dispositivo Manual (Tubos, placas, oito...)
- O dispositivo deve suportar uma carga de 7 kN, sem dano a corda, ou ao dispositivo.
 
Dispositivo de bloqueio assistido (GRIGRI, SUM, Cinch...)
- O dispositivo deve suportar uma carga de 8 kN, sem dano a corda, ou ao dispositivo.
- O dispositivo deve deter uma queda de 1 m (fator 2) com um deslizamento máximo de 1,5 mt sem dano da corda ou ao dispositivo.
 
Para conhecer a norma:  
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade