Escalador corta árvore para limpar via de escalada e é multado nos EUA

0

O top climber americano Joe Kinder, que está no seleto clube dos escaladores mundiais que já encadenaram um 9 grau francês, foi multado e terá que plantar árvores para compensar o dano ambiental causado. Escalador está arrependido.

Joe Kinder figura entre poucos escaladores no mundo que já encadenou vias de grau de dificuldade extremo, como Kriptonite (9a fr), The Re up (9a fr), Bunda de fora (9a fr), Selección Natural (9a fr) e outras. Além de famoso pelas cadenas, Kinder também apresenta em seu curriculum a abertura de diversas vias esportivas espalhadas pelo mundo.
 
Apesar de toda a experiência, que soma 10 anos de profissionalismo, Kinder cortou duas árvores que de acordo com ele tornaria a queda de uma de uma via recentemente aberta por ele na região de Tahoe (Califórnia) como “perigosa”. Ele só não sabia que se tratava de um Zimbro, uma árvore rara e protegida por lei, acabou multado.
 
Arrependido, Kinder se desculpou às autoridades ambientais e decidiu por si mesmo que além de pagar a multa ele também iria doar US$ 1000,00 para uma fundação de proteção ambiental da Sierra Nevada. Joe também foi condenado a trabalhar voluntariamente no plantio de árvores nativas em parques nacionais, tarefa que ele realizará no Parque de Yosemite, onde ficam alguns dos maiores paredões rochosos do mundo.
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário