Brasil de fora das competições de escalada internacionais

0

Sem dinheiro para pagar a IFSC, Brasil não poderá participar de competições de escalada internacionais.

Já é um problema recorrente, com a individualização da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC sigla em inglês) organizando os campeonatos de escalada, algumas federações pequenas ficam sem dinheiro para pagar duas entidades que organizam esportes de montanha, que no caso além da IFSC há a UIAA ( União Internacional das Associações de Alpinismo).

Foi que houve no Brasil há dois anos e voltou a acontecer agora.

Na Assembléia anual da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), o tema foi colocado em pauta e os diretores decidiram que o valor pago anualmente era muito alto para um país que mal consegue organizar um campeonato nacional. A anuidade da IFSC é de 2 mil Euros, juntando com a da UIAA o valor fica em torno de 10 mil a 15 mil reais.

Em entrevista com o montanhista Eliseu Frechou, que mantém um canal de escalada junto à ESPN Brasil, o presidente da CBME Silvério Nery afirmou que neste momento que é mais importante organizar as competições em nivel nacional e estadual, que há anos sofre com problemas como falta de um calendário de competições. Estados como São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro não tem campeonatos.

O cenário não é muito animador, pois além da falta de dinheiro, há também um desinteresse em organizar estes eventos. No Paraná a AEEP (Associação de Escalada Esportiva do Paraná) deixou de existir em 2011. No Rio a AFEC (Associação Fluminense de Escalada de Competições) foi criada, mas não conseguiu manter suas atividades. Há a expeculação que a APEE (Associação Paulista de Escalada Esportiva) deixe de existir também.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário