Trabalho de mapeamento de Maximo Kausch revela 138 montanhas virgens nos Andes - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Tem mais

Trabalho de mapeamento de Maximo Kausch revela 138 montanhas virgens nos Andes

O longo e exaustivo trabalho não terminou mas os dados preliminares do trabalho de mapeamento de Maximo Kausch revelam pelo menos 138 montanhas virgens superiores a 5000 metros de altitude nos Andes

Fonte: Redação

O alpinista argentino radicado no Brasil já passou da metade do seu ambicioso projeto de escalada à todas as montanhas com mais de 6000 metros nos Andes. Até agora ele soma 59 montanhas com mais de 6000 metros e várias dezenas superiores a 5000. Além das complicadas e difíceis escaladas que um projeto dessa magnitude requer, Maximo também está realizando o trabalho de mapeamento sozinho. Ele afirma que começou a coletar dados de GPS em 2003 e hoje junta o maior acervo de rotas de GPS para montanhismo de altitude. Maximo, que recentemente se tornou recordista mundial de montanhas de altitude contou que: "Quanto mais cumes de 6000 metros eu chego mais montanhas novas aparecem no horizonte, muitas deles parecem não ter nem nome, decidi contar quantas são".
 
A contagem preliminar de montanhas passa dos 3600 cumes entre 5999 e 5000 metros. Destes, Maximo acredita que pelo menos 1250 são montanhas independentes. Ao que parece 35% deles não tem nem nome e pelo menos 20% ainda não foi escalado.
 
Segundo o alpinista a maior dificuldade é a informação: "Em alguns casos achei 6 nomes para a mesma montanha e boa parte não tem nem nome. São montanhas imensas, algumas com altitudes superiores a 5700 metros e não se sabe absolutamente nada sobre elas". Maximo afirma que os clubes locais deveriam ser responsáveis em divulgar os nomes e escaladas prévias de seus cumes mas isso não está acontecendo.
 
Todos os dados coletados pelo alpinista são publicados de forma gratuíta. Maximo Kausch prometeu uma lista completa de montanhas virgens de 5000 metros em breve.
 
Leia Mais:
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade