Reunião definirá futuro da escalada de competição no Brasil - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Escalada de competição

Reunião definirá futuro da escalada de competição no Brasil

Escaladores esportivos e simpatizantes farão reunião para definir os rumos dos campeonatos de escalada no Brasil.

Fonte: Redação

A escalada de competição há anos vem agoniando no Brasil. Os campeonatos, que já foram muito populares na década de 90 e começo de 2000, vem tornando cada vez mais raros. Em estados onde eles eram muito tradicionais, como no Paraná, não se realiza um campeonato paranaense desde de 2009. Em São Paulo e Rio de Janeiro este fato também se repete e o mesmo acontecerá no cenário nacional: 2013 não terá campeonato brasileiro de escalada.

É difícil saber o que aconteceu com os campeonatos. Em nível mundial, eles deixaram de ser organizados pela UIAA, que é a FIFA do montanhismo e passaram a ter uma entidade própria, a IFSC (Internacional Federation of Sport Climbing). Esta individualização resultou no Brasil num problema financeiro para a entidade que regulamenta a escalada no país, a CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), que passou a ter duas contas para pagar, mas não continuou com a mesma receita. Por conta desta dificuldade financeira, a CBME acabou por se desfiliar da IFSC.

Nova entidade de administração desportiva

Com a desfiliação da CBME na IFSC, a proposta agora é criar uma nova associação nacional que cuide de campeonatos no país.

O problema não é somente criar uma nova associação, é resolver os problemas que levou a toda esta crise, pois não basta apenas existir uma personalidade jurídica, é preciso interessados em organizar campeonatos e é claro, em competir.

Para tratar de todos estes problemas será realizado em São Bento do Sapucaí, São Paulo,  uma reunião do dia 07/12/2013 para tratar de estratégias e soluções para a escalada de competição no Brasil.

 

Serviço:

 

Os rumos da escalada esportiva em 2014

Sábado, dia 07/12/2013, a partir das 19:00 no Espaço BBloc em São Bento do Sapucaí – Rua Major Monteiro de Carvalho, 96.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade