RS realiza campeonato estadual de escalada - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Modalidade Boulder

RS realiza campeonato estadual de escalada

Ocorreu no último sábado, dia 30/11, no Ginásio V10 em Caxias do Sul, o Campeonato Gaúcho de Escaldada em Boulder 2013, que contou com a presença de 32 atletas de todo RS, e até de outros estados, divididos em 3 categorias: Júnior (05 atletas), Adulto Feminino (09 atletas) e Adulto Masculino (18 atletas).

Fonte: Federação gaúcha de montanhismo

O Campeonato teve duas fases distintas, a primeira fase em estilo "festival" que iniciou as 10h e foi até as 15h. Nesta fase os atletas encontraram 20 boulders divididos em 05 dificuldades (branco, verde, amarelo, vermelho e azul) muito bem elaborados pelos route setters, que garantiram a diversão de todos! Como a categoria Júnior não tinha fase final, a disputa foi bem acirrada e a gurizada mandou muito bem, deixando até os atletas mais experientes impressionados! Houve empate em pontos na 3º e 4º colocação, ficando a decisão nos critérios de desempate!

Nas categorias Adultos também não foi diferente: todo mundo se esforçando para encadenar os boulders mais difíceis, pontuar e passar para a fase final! Foram muitos regletes apertados, movimentos dinâmicos em abaulados, gritos de esforço e quedas nos colchões durante as 05 horas de festival! Mas só poderiam passar para a final 04 atletas na categoria Feminina e 06 atletas Masculina, com maior pontuação nos 5 boulders mais difíceis! Ponto a ponto a disputa foi acirrada e decidida em detalhes!

Na "fase final" os atletas tiveram pela frente 03 boulders duríssimos e, novamente, muito bem elaborados pela dupla de route setters do campeonato! Cada atleta tinha 04 minutos para tentar a cadena de cada boulder, desta vez, sem poder ver nem receber dicas dos outros competidores! Nesta fase final, a leitura das agarras e o desempenho na escalada "à vista" fizeram a diferença!

No Feminino a atleta curitibana Camila Macedo se deu bem e mandou os 03 boulders à vista, garantindo assim o primeiro lugar, seguida pela franco-brasileira Floriane Hartamann, que encadenou o boulder número 02. A terceira colocação só foi decidida pelos critérios de desempate e quem levou a melhor foi a paulista Andréia Farias da Silva!

No Masculino a disputa pela 1º e 2º colocação foi intensa! Todos os atletas se esforçaram ao limite nos duríssimos boulders e quem mandou muito bem foi o atleta da casa, o caxiense Dioni Silocchi, que mandou um boulder à vista e atingiu a agarra bônus nos outros 2 boulders, seguido pelo Pedro Nicoloso, de Santa Maria, que atingiu a agarra bônus do boulder 02 na primeira tentativa. A terceira colocação ficou com o atleta caxiense Jimerson Martta, que atingiu a agarra bônus do boulder 02 na segunda tentativa!

Fechando esse grande evento, rolou o sorteio de um par de sapatilhas LA SPORTIVA, oferecido pela loja GUENOA, grande parceira e apoiadora do campeonato. O sortudo da vez foi o Jimerson, que agora não tem mais motivos pra escalar de pés descalços!

Confira abaixo a classificação geral do campeonato:

JÚNIOR
1º - Pedro Gasperini Paese - 12700 pts - Caxias do Sul/RS
2º - Lorenzo Kissmann Rota - 11600 pts - Caxias do Sul/RS
3º - Gabriel Chagas Boff - 11400 pts - Caxias do Sul/RS
4º - Leonardo Luis Reis - 11400 pts - Caxias do Sul/RS
5º - Guilherme Camardo Souza - 7400 - Três de Maio/RS

FEMININO
1º - Camila Matiazi Macedo - Curitiba/PR
2º - Floriane Labedie Hartmann - São Leopoldo/RS
3º - Andreia Farias da Silva - Mogi das Cruzes/SP
4º - Vitória Ruschel - Porto Alegre/RS
5º - Sarai Sanchez de Leon - 9500 pts - Caxias do Sul/RS
6º - Roberta Rech - 9300 pts - Caxias do Sul/RS
7º - Lisiane Michele Pedroni - 7700 pts - Caxias do Sul/RS
7º - Cassieane Uez - 7700 pts - Caxias do Sul/RS
9º - Caroline Ferreira Cougo - 5500 pts - Bagé/RS

MASCULINO
1º - Dioni Capelari Silocchi - Caxias do Sul/RS
2º - Pedro Ferreira Nicoloso - Santa Maria/RS
3º - Jimerson Martta - Caxias do Sul/RS
4º - Tobias Steiger - Porto Alegre/RS
5º - Guilherme Mondadori Comim - Caxias do Sul/RS
6º - Israel Menegon - Curitiba/PR
7º - Bruno Bitarelo Milani - 19700 pts - Bento Gonçalves/RS
8º - Jerfeson Reche - 18400 pts - Caxias do Sul/RS
9º - Vitor Machado de Paula - 15400 pts - Mogi das Cruzes/SP
10º - Adriano Bueno Telles - 15400 pts - Florianópolis/SC
11º - Cauê Pratavieira da Silva - 14800 pts - Caxias do Sul/RS
12º - Eduardo Friedrich Hoffman - 14300 pts - Caxias do Sul/RS
13º - Emilio V. Batisca - 12900 pts - Canela/RS
14º - Gregório Granada - 12400 pts - Caxias do Sul/RS
15º - Willian Rafael Pedroni - 9700 pts - Caxias do Sul/RS
16º - Juliano Perozzo - 9700 pts - Caxias do Sul/RS
17º - Gabriel Tomaschewski Netto - 8500 pts - Bagé/RS
18º - Ricardo Dal Bó - 00000 pts - Caxias do Sul/RS

A ACM (Associação Caxiense de Montanhismo) e FGM (Federação Gaúcha de Montanhismo) agradecem especialmente todos os amigos e parceiros que deram uma força e tornaram possível a realização deste campeonato (em seguida sai um e-mail especial de agradecimentoà essa galera), os route setters Thiago Balen e Ramiro Ruschel que se esforçaram ao extremo para proporcionar os excelentes boulders, o GINÁSIO V10 que concedeu toda sua estrutura para a realização do evento e as seguintes empresas que apoiaram o campeonato com R$, produtos e serviços:
RUPESTRE TURISMO
AGARRAS SAURO
GINÁSIO V10
GUENOA APETRECHOS PARA AVENTURA
LA SPORTIVA
CONQUISTA
REVISTA MONTANHAS
CLIMB TV
CONQUISTA
BUGIO ECO-GASTRONOMIA
ANTONIO VALIENTE FOTOGRAFIAS
FERNANDA PISANI QUIROPRAXIA
 

Publicidade