Shackleton: Encontrados negativos perdidos há 100 anos na Antártida - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Achado histórico!

Shackleton: Encontrados negativos perdidos há 100 anos na Antártida

Um grupo encontrou na Antártida, em uma cabana presa ao gelo, negativos fotográfico perdidos por uma das primeiras expedições ao continente gelado.

Fonte: Redação

Os membros da fundação AHT - "Antatic Heritage Trust (Fundação do Patrimônio Antártico) encontraram em uma cabana abandonada na Antártida negativos de fotografias datadas entre os anos de 1914 à 1917, durante a expedição de Ernst Shackleton.

A cabana onde foram achados os negativos pertencia a expedição liderada pelo explorador britânico Robert Falcon Scott,  construída no ano de 1912, que pretendia ser a primeira a chegar ao Polo Sul. Com problemas, construíram-na para abrigarem-se por algum tempo.

Em 1914, em sua tentativa de cruzar a Antártida, a segunda equipe da expedição de Ernst Shackleton, ao ter problemas quando o navio Aurora foi arrastado do seu ancoradouro, encontrou a cabana levantada por Robert Scott, onde eles se abrigaram por algum tempo.

Os negativos de nitrato de prata pertenciam a Herbert Ponting, fotógrado fa expedição e foram guardados em uma pequena caixa de madeira, num dos compartimentos da cabana, onde acabou sendo esquecidos quando os exploradores abandonaram a construção.

Apesar dos 100 anos armazenados sob péssimas condições, já foi possível "revelar" 22 fotografias em branco e preto, onde os membro da AHT conseguiram identifcar alguns pontos de referência, que indicam o local conhecido como estreito de McMurdo, onde o navio Aurora acabou preso ao gelo.

"É um achado impressionante e estamos emocionados ao vermos as fotos reveladas após um século", comentou o diretor da AHT, Nigel Watson.
 

Publicidade