Divulgado vídeo de escalada solo de Alex Honnold em big wall mexicano

0

O escalador Alex Honnold começou o ano com tudo, provando que domina muito bem o medo e a escalada de altíssimo grau, realizando uma ascensão solitária na via Sendero Luminoso, um Big Wall localizado em Potrero Chico no México.

Alex Honnold é famoso por suas escaladas em solo em grande parede, já tendo realizado ascensões neste estilo em diversas vias em Yosemite e outras paredes mundo afora. Dando continuidade à modalidade que o deixou famoso, ele recentemente divulgou o vídeo de mais uma escalada solo, desta vez em Potrero Chico, México.

Escalada solo é quando o escalador faz uma ascensão sem nenhuma segurança, ou seja, sem usar cordas. Nesta modalidade não há segunda chance, pois cair significa ir direto ao chão.

Honnold escalou a via “Sendero Luminoso”, um big wall de cerca de 760 metros de altura com lances de oitavo grau brasileiro. Normalmente a via é escalada em 2 dias em artificial, mas Alex levou apenas 3 horas sem as cordas!

O famoso escalador teve ajuda de Cedar Wright para trabalhar a via e o vídeo foi gravado e editado pela Camp 4, produtora de vídeos de escalada norte americana. Cedar assim comentou sobre a escalada:

Escalei a via 4 vezes com Alex e a cada vez eu ficava afligido sobre como ela é complexa e tênue. Há centenas de movimento de pés e mãos para decorar e apenas milímetros de dedos que o mantém conectado na parede. Na maior parte do tempo eu tentava não pensar que ele iria solar a parede, pois isso era aterrorizante”.

Honnold, por sua vez, disse que a ascensão foi como ele previa: “Senti-me bastante focado”.

O video da escalada encontra-se disponível, na íntegra, abaixo:

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário